Ideias à solta

Resoluções para o Ano do Tigre

Fevereiro 4, 2022
Novo Ano chinês

Uma pergunta. Chegaste a fazer a lista de objetivos para este ano? Se não a fizeste ainda vais a tempo e porquê? Porque o Tigre acabou de chegar. O Novo Ano chinês está fresquinho. Influenciada pelo espírito de compromisso do rei dos animais (na cultura chinesa) venho aqui dar-te 6 ideias para resoluções/promessas que podes assumir para este ano. Vamos a isto?

O Museu do Oriente tem uma programação dedicada ao Tigre e à cultura chinesa durante o mês de fevereiro. Sabe mais aqui

Vamos lá às resoluções:

1. Escrever cartas e postais
Tenho de puxar a brasa à minha sardinha! Já conheces o movimento “Cartas Atalhos que aproximam“? Muito resumidamente: no ano passado, mais ou menos por esta altura, tive a ousadia de sonhar em resgatar a tradição de voltarmos a escrever cartas e postais. Podes inscrever-te no movimento e, se quiseres que eu encontre o match perfeito, posso tratar do assunto. Para coscuvilhar mais sobre o movimento, acede aqui. Se esta for uma resolução para ti, usa a #CartasAtalhosQueAproximam nas tuas partilhas.

2. Participar no ‘Desafio: 2022 Livros? Gosto!’ da Maria João Covas
A nossa favorita booktuber, a Maria João Covas, lançou no início do ano um desafio de leituras. Cada mês, um tema. Se andares numa desorientação literária, tens aqui um bom fio condutor. O desafio de fevereiro é ‘autor brasileiro’. Para ficares a par de todos os desafios espreita aqui o vídeo do canal. Caso decidas abraçar esta resolução, usa nas tuas partilhas a #2022Livrosgosto.

3. Começar a seguir uma série de culto
Porque a vida não é só livros, embora pareça, seja na Netflix, na HBO, na Disney +, na RTP Play, and so on, encontra uma série de eleição e desfruta. Ganhei o hábito de ver um episódio das minhas séries favoritas antes do jantar, alternadamente (a saber: Emily in Paris e Anne with an “E”)  Para mim, é aquele momento que marca o final do dia de trabalho e me relembra que começou a diversão.

4. Fazer parte do Clube de Leitura – Livros no Armazém
Esta é a altura ideal para entrares para o grupo das vírgulas e pontos de exclamação (designação carinhosa que encontrei para @s noss@as livrólic@s nada anónim@s). Reunimo-nos uma vez por mês, em Cascais, temos uma nova moderadora, a Sandra Marques Augusto e o tema de fevereiro é ‘A orla do Mediterrâneo’ – Turquia, Chipre, Malta, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia, Grécia, Itália, Mónaco, França, Espanha. O nosso desafio é o de explorarmos autores dos países do Mediterrâneo. Para saberes mais sobre este clube notável acede aqui. Se achares que esta pode ser uma excelente resolução, usa nas tuas partilhas a #LivrosNoArmazem.

5. Participar no projeto literário da Luísa Lavado “12 Livros Nómadas”
Novamente os livros… eu sei. Esta ideia brilhante da nossa Luísa Lavado nasceu da vontade de conhecer novos países (e escritor@s) através dos livros. Ela propõe-te viagens através da tua biblioteca caseira. Escolhes 12 livros. Olha para a tua biblioteca e procura por escritor@s que nunca leste, nascid@s em países que nunca visitaste através da leitura. Se quiseres ‘agarra na mochila e viaja” com a Lulu. Espreita aqui o possível roteiro. Se esta for uma das resoluções eleitas, utiliza nas tuas partilhas #12LivrosNómadas.

6. Iniciar um diário
Escolhe um caderno bonito e faz dele o teu lugar favorito no início da manhã ou ao final do dia. Seja para escrever os teus primeiros pensamentos após uma meditação, seja para escreveres o que te assalta alma, ideias criativas, puros disparates. Podes colocar nele os desabafos do dia ou escrever sobre coisas boas, às quais voltarás sempre que precisares. Podes ainda torná-lo o teu diário da gratidão. Eu iniciei um diário positivo, seguindo as orientações da Megan C. Hayes e, neste momento, estou a escrever sobre alegria.

Neste ano do Tigre irás sentir muita determinação e vigor. É o que precisas para levar avante estas resoluções que te proponho. Aproveita porque o elemento água (que irá influenciar este ano) vai dar-te fluidez para levares a demanda a bom porto. Mas não te esqueças, não stresses com todas as tuas resoluções, foca-te em ti e no que realmente é importante.
Xin Nian Kuai Le!

Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias