Ideias à solta

A Minha Vida em… Música

Janeiro 27, 2022

Tirei da gaveta as perneiras. Vesti a saia rodada. Calcei os ténis. Apanhei o cabelo num rabo de cavalo e… revivi uma das melhores músicas de todos os tempos para brilhar na pista de dança! E das minhas favoritas!

Por falar em pista, vou dar-te algumas…

São 3:48 minutos de música. É o tema principal de um filme que marcou os anos 80 (claro!). Um dos seus videoclips começa precisamente como acontece comigo sempre que oiço os primeiros segundos desta pérola… pezinho a dar a dar.

Já adivinhaste?! E se eu te disser “kick off your Sunday shoes”?! 😀

Estou a falar de Footloose, de Kenny Loggins!

Esta é, para mim, uma daquelas músicas que não pode falhar em qualquer festa. Aniversários, Natais, passagens de ano, casamentos, batizados, divórcios… whatever! Footloose tem o dom de nos fazer querer invadir a pista de dança, até mesmo aquele tio ou o pai que diz que não sabe dançar!!!

E já desde a passagem de ano que penso em escrever sobre esta música, porque, apesar de sermos apenas 8 pessoas (pelas circunstâncias), mandámos a casa abaixo!!! Até às 2h ou 3h da manhã! E, entre muitos outros sucessos dos eighties, e não só, perdemos algumas das calorias da ceia do Réveillon ao som de Footloose. E a alegria que me deu ouvir do meu xoné favorito que tinha gostado mais da noite de ano novo do que do Natal, porque dançámos! 🤍

Mas voltando à música, e ao filme, quem desta geração não suspirou por Kevin Bacon, ou Ren, o adolescente rebelde (mas pouco)?! O rapaz de bad boy, afinal, tinha pouco, só queria divertir-se, só queria ser adolescente.

E uma das coisas que faz com que esta música (e o filme), façam parte da banda sonora da minha vida é precisamente toda a trama à volta da dança, dos bailes (ou festas) que, na altura, também vivíamos. Ora na casa de uns ora na casa de outros, as nossas festas faziam-se de muita dança! Mesmo que “a pista” fosse apenas o espaço de um quarto do Bloco 24, 3.º Dto., na Madorna, onde dormiam duas irmãs! Good old eighties!

Enquanto escrevo estas linhas, Footloose serve-me de banda sonora, em loop, e já dancei, já levei o som ao máximo e cantei a plenos pulmões, ou seja, não consigo ouvir esta música de outra forma! Mas agora vou despir a saia rodada, tirar as perneiras e descansar, que já não tenho 10 anos para fazer rodas sem mãos! Ah, e entretanto deixo-te aqui a música para animar o teu dia!

Susana Figueira

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias