Ideias para a agenda

“Salteado” de sugestões

Janeiro 18, 2022

As miúdas oferecem-te os ingredientes para “cozinhares” a tua vida com o melhor que a nossa Cultura tem para oferecer.
Então, para preparares este “salteado” de sugestões para a agenda, vais precisar de…

– 2 medidas de Exposições
– 2 doses de Teatro
– Música q.b.
– 2 pitadas de Leitura
– Muita vontade de sair para decorar

Preparad@ para pôr a mão na “massa”?

Começa já esta sexta-feira com a inauguração da exposição Japão, uma Terra de Poetas, no Museu do Oriente, uma mostra que reúne um conjunto de desenhos a aguarela e tinta-da-China da autoria de Catarina Quintas, vencedora do concurso de apoio à criação artística da Fundação Oriente. Vais poder “degustar” esta exposição no Lounge, no piso 0, até 17 de abril e a entrada é gratuita.

De seguida, junta Last Folio, de Yuri Dojc & Katya Krausova, no Museu Coleção Berardo, que inaugura no dia 27 de janeiro, com entrada gratuita, e poderás contemplar “um conjunto de fotografias, os últimos testemunhos de uma cultura, da história de um povo – uma história que foi brutalmente interrompida quando das deportações dos judeus para os campos de concentração, em 1942“. Esta mostra poderá ser “saboreada” até 29 de maio.

Para um “salteado” bem apuradinho, vais precisar destas duas doses de Teatro, que vão equilibrar este “cozinhado”. Por um lado, dizem o Tochas e o Telmo que Temos alguma coisa, no espaço Boutique da Cultura, em Carnide. E se há coisa que Tochas & Telmo têm é um estilo de comédia muito próprio que promete umas noites no mínimo imprevisíveis. Estreia esta noite, às 21h00, e estará em cena até 8 de fevereiro, sempre às terças-feiras. 
Com um outro “paladar”, Luiz Fernando Guarnieri apresenta-nos Simplesmente Geni, um monólogo que promete levar à reflexão e ao questionamento, baseado em Geni, da obra Geni e o Zepelim (1978, do musical Ópera do malandro, do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque). Dias 20, 21 e 22 de janeiro, às 21h, igualmente no espaço Boutique da Cultura.

Quem não gosta de uma boa banda sonora quando está a preparar cozinhados? Eu adoro! E o mais recente single dos The Black Mamba, Sweet Amesterdam, tem um groove que não se aguenta, que dá aquele gostinho especial a qualquer “salteado”. Põe o volume no máximo e… não deixes queimar o cozinhado!

Ainda com um “gostinho” a The Black Mamba, vamos poder ouvir o novo single de Tiago Nacarato. Eu, fã deste cantautor da música portuguesa com um saborzinho a Brasil me confesso. O miúdo ganhou projeção no The Voice Portugal e, desde então, tem-nos brindado com a sua música que enriquece qualquer “salteado”. Já só temos de esperar por sexta-feira para ouvir Matriz, com coprodução de Pity, daí o “gostinho” a The Black Mamba… 😉

A primeira “pitada” de leitura que te sugerimos é de um autor que já conquistou uma das miúdas com o seu humor tipicamente… seu, I guess. Estou a falar, claro, de Fredrik Backman, que me arrebatou com Britt-Marie esteve aqui e A minha avó pede desculpa. O seu mais recente livro chama-se Gente Ansiosa, vai chegar às livrarias no dia 27 de janeiro, pela Porto Editora, e é “uma história sobre pessoas aparentemente idiotas, unidas por uma situação insólita“. Ansiosa já esta miúda está para mergulhar nas páginas deste livro. 😁
Uma segunda “pitada” que vai melhorar definitivamente este “salteado” que te propomos hoje é o mais recente livro de Isabel Allende, Violeta. É já dia 25 de janeiro o lançamento mundial deste novo romance da autora peruana e a Porto Editora está a preparar uma apresentação online com a autora, nas suas redes sociais, exclusivamente para os leitores portugueses! 

Agora, junta estas sugestões à tua muita vontade de sair à rua e respirar Cultura e consegues um belíssimo empratamento para este “salteado”! Delicia-te!

Susana Figueira

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias