Ideias para a agenda

Planos?

Novembro 30, 2021
exposição 'No plan for Japan?

Tens planos? Esta palavra quase que soa a tabu. Hoje em dia, ter planos parece ser demasiado estrambólico ou desengonçado. Ainda assim, as miúdas planearam visitar a exposição da Ana Aragão No plan for Japan, que está patente no Museu do Oriente e correu bem. Fomos numa sexta-feira, dia da semana em que o museu está aberto até às 20h00 e a entrada é gratuita a partir das 18h00. Ficámos impressionadas. O que esta artista consegue fazer com canetas Bic, papel de cenário e lápis de cor! Verdadeiros ‘ensaios de arquitetura’, que revelam o seu interesse nas temáticas ligadas à cidade.

Esta exposição, que se divide em 6 coleções, foi resultado de várias mudanças de planos. É uma abordagem que recorre muito mais à imaginação do que à memória. A Ana perdeu a viagem e ficou no aeroporto com as suas canetas Bic a desenhar traços que revelam o Japão como sendo, não um conjunto de ilhas, mas um outro planeta. Quantas viagens já perdemos? Muitas. Nos últimos tempos, imensas. Mas nem todos temos a capacidade de pegar numa caneta Bic e criar este universo paralelo e belo. As miúdas perderam-se nas megaestruturas, nos seus pormenores, nas minuciosidades do traço. Um nonsense que nos ultrapassou, mas que nos arrebatou. Casas voadoras, estruturas instáveis, duas versões da mesma história.

Para Ana Aragão, o plano nunca foi encontrar o Japão, mas apenas não o perder para sempre. Para as miúdas, o plano era visitar uma das exposições que sugerimos, aqui no blog, e viemos de lá maravilhadas.

Fazer planos, atualmente, é arriscado, no entanto, tens até dia 13 de fevereiro para visitares esta exposição. Por isso temos a certeza que vais conseguir. Este plano não vai sair furado.

Rosarinho

p.s.: – No final de visita, podes assistir a uma animação com os trabalhos da artista no âmbito do estágio curricular da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona. 

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias