Clube de Leitura - Livros à Sexta

Livros à Sexta no paraíso literário

Novembro 26, 2021

Sacudimos o de malas e mochilas e fomos, finalmente, em mais uma viagem literária com o Clube de Leitura – Livros à Sexta. Não precisámos de atravessar dunas, nem descobrimos nenhuma pedra azul polida pelo caminho e muito menos nos cruzámos com uma cria de dragão. Vá-se lá saber porquê, parece que esta irmandade de livrólic@s esteve o tempo todo protegida de magias negras e feitiços… é que anéis há muitos, e ao que parece tronos também! O nosso destino era um só: chegar a um FANTÁSTICO hotel literário, que em tempos já foi convento… não em Mafra, mas na vila encantada de Óbidos!

O FANTÁSTICO hotel

Ao The Literary Man Óbidos Hotel podemos chamar-lhe “o paraíso dos livrólic@s”! A partir do momento em que se atravessa a porta de entrada, mergulhamos no universo mágico dos livros e das leituras! As paredes estão “forradas” a livros, na receção há fotografias de alguns dos grandes escritores que por ali já passaram, em eventos como o festival anual FOLIO, há cadeiras e poltronas que “pedem” uma pausa literária em cada recanto, um salão nobre que convida a longas tertúlias e… um Gin Bar que recebeu o encontro de Livros à Sexta, após o jantar no restaurante que é uma biblioteca!!! É ou não é um verdadeiro paraíso?!

As FANTÁSTICAS livrarias

Como vila literária que é Óbidos, não podíamos dispensar umas visitas a algumas das livrarias espalhadas pela vila. Após o check-in no hotel, o grupo reuniu-se para um passeio rumo à Livraria de Santiago! Antiga Igreja de Santiago, do início do século XII, é um espaço que não deixa ninguém indiferente, com uma ambiência única. E não é que no meio de tudo o que povoa aquelas prateleiras encontrámos No Meio do NADA, da Rosarinho!!! 😍 Um orgulho daqueles!

Depois de almoço rumámos à Livraria do Mercado! Bem no centro da rua mais movimentada da vila, onde tudo acontece, neste espaço convivem harmoniosamente uma livraria e um mercado biológico. Aqui encontras livros novos e usados, assim como algumas edições de publicações beeeeeem antigas, dispostos em estantes que em tempos serviram de caixas de fruta. Um lugar especial!

Para a eternidade… aquele momento em que a autora descobre o seu livro No Meio de outros tantos!  ❤

Os FANTÁSTICOS restaurantes

Agora… como não?! Livros, boas conversas e uma mesa recheada são daqueles momentos que ficam para a vida!

As miúdas reservaram o almoço de sábado no restaurante/tapas Ja!mon Ja!mon. Íamos “às cegas”… E que ótima surpresa! Desde o espaço ao staff (super simpático e atencioso! um especial agradecimento ao Vítor que teve de “aturar” o grupo), passando pelas iguarias que vieram para a mesa, comer no Ja!mon Ja!mon é toda uma experiência para os sentidos!

Já o jantar, que antecedeu o encontro de Livros à Sexta, estava marcado para o restaurante que é uma biblioteca – Book & Cook – do The Literary Man Óbidos Hotel. Também aqui fomos agradavelmente surpreendidos, quer pela simpatia e dedicação da equipa quer pelos livros… ah, desculpa, pelas gulodices que invadiram a mesa dos comensais! É que os nomes dos pratos são todos eles referências literárias! Eu optei por Ir à Índia sem sair de Portugal, de Agostinho da Silva (isto é, um caril de vegetais), enquanto a Rosarinho deliciou-se com Pablo Neruda cozinha para Vinicius de Moraes (ou camarões com tomate recheado e tomate crocante). E que ambiente se vive neste espaço magnífico!

À mesa no Ja!mon Ja!mon

A mesa, ainda sem os comensais, no Book & Cook

As FANTÁSTICAS leituras

Na introdução do post, dei algumas pistas sobre os livros que acompanharam os livrólic@s nesta viagem literária, que era também o encontro do mês de novembro do Clube de Leitura. O tema era o FANTÁSTICO! E, como disse anteriormente, do restaurante descemos para o Gin Bar que, gentilmente, foi colocado à nossa disposição pelo hotel para mergulharmos numa tertúlia noite dentro… Partilhamos aqui contigo a lista dos “nomeados” para este encontro:

O Livro do Pó, Philip Pullman
Eragon, Christopher Paolini
O Senhor dos Anéis, J. R.R. Tolkien
A Guerra dos Tronos, George R.R. Martin
Harry Potter, J.K. Rowling
Cinco Destinos Negros, Kendare Blake
The Shinning, Stephen King
Memorial do convento, José Saramago
a máquina de fazer espanhóis, Valter Hugo Mãe
Dune, Frank Herbert
O cavaleiro da armadura enferrujada, Robert Fisher
Histórias de um Portugal assombrado, Vanessa Fidalgo

A FANTÁSTICA visita guiada

Quando organizam estas viagens, as miúdas gostam de programar algo diferente. E foi assim que perguntámos ao “dr. Google”, o que Óbidos teria a oferecer fora da temática literária. E encontrámos a resposta no Turismo de Óbidos, que tem diversas visitas guiadas pela vila, divididas em circuitos! Há os generalistas e há os temáticos. Pois tendo em conta que há um grande número de aficionad@s do romance histórico no Clube de Leitura, e que a maioria são mulheres, optámos por agendar uma visita pelo FANTÁSTICO circuito Rainhas e Outras Senhoras.

À nossa espera estava o Bruno Silva, a quem desde já agradecemos a entrega e parabenizamos pelo conhecimento e interesse que nos conseguiu transmitir. A visita percorre a vila de Óbidos passando por alguns dos seus mais emblemáticos locais, onde nomes como os de Rainha Santa Isabel, D. Catarina de Áustria, D. Leonor, ou da artista Josefa de Ayala e Cabrera, conhecida como Josefa d’Óbidos deixaram a sua marca. Se pudéssemos, claro está, a visita ter-se-ia prolongado pela tarde fora, ainda assim passámos um pouco das duas horas previstas. Se visitares Óbidos um dia destes, aconselhamos vivamente uma destas visitas guiadas, tanta é a história que a vila respira!

Apesar do FANTÁSTICO em torno desta viagem literária, de cavaleiros enferrujados, assombrações, caseiros tresloucados ou freiras maléficas nem sinal! Ufa!

Agradecemos de coração a todos quantos embarcaram nesta aventura FANTÁSTICA connosco!
E mal podemos esperar pela próxima!

Susana Figueira

Pormenores do encontro do Clube de Leitura e, como a ocasião era especial, sorteámos 3 livros: à esquerda, o Carlos e a Beladina com os seus “prémios”, o Carlos com o romance oferecido pela RG Livreiros e a Beladina com a oferta da Porto Editora; à direita, a Helena ganhou um exemplar do primeiro livro de contos da Rosarinho 

As miúdas na Livraria do Mercado

Livraria do Mercado

A bela da ginjinha não podia faltar…

… ó pra eles todos a lambuzarem-se! 😜

Duas das delícias que vieram para a mesa do Ja!mon Ja!mon

A foto de grupo dos livrólic@s à mesa do Book & Cook

Manhã de domingo, a caminho da visita guiada

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias