Ideias para a agenda

O verão de S. Martinho e “cenas para fazer”

Novembro 16, 2021

O verão de S. Martinho está aí, com um solzinho maravilhoso (aproveita!!!), vai daí, uma vez mais, as miúdas “tiram da cartola”, não um coelho branco, mas algumas sugestões de “cenas para fazer” fora de casa! Ou nem por isso… Tentamos sempre oferecer-te um leque de opções nas diversas áreas culturais, para irmos ao encontro dos teus gostos! Por isso… Go! Go! Go! Não percas mais tempo e “desliza” pela agenda deste mês!

Comecemos pelos mais pequenos, ou pelas famílias. No espaço da Boutique da Cultura há teatro que faz as delícias dos mais novos, mas encanta os pais. Ainda tens 2 sábados de novembro para te “deliciares” com A Casinha de Chocolate – “o musical”, da GrowUp Eventos, e aos domingos, até 19 de dezembro, podes receber um envolvente “abraço” com produção da Boutique da Cultura, baseada no livro de João Borges de Oliveira, Abraças-me.

Se te aventurares para os lados de Setúbal, então vais querer dar um “saltinho” à Casa Bocage para veres a exposição Extremos, uma mostra de artes plásticas, sobretudo esculturas e painéis de azulejos, dos artistas Samuel Silva, Calisto Pires e Sérgio Matos. Já tinha dito que a entrada é gratuita?! Podes visitar esta exposição até 8 de janeiro  

Ainda na senda das exposições, a Pousada de Lisboa – Praça do Comércio inaugura, no próximo dia 20 de novembro, uma exposição de artes plásticas muito especial dedicada ao nosso grande Fernando Pessoa! Olhar Pessoa é uma mostra coletiva que reúne trabalhos de 10 artistas que procuram representar o escritor e poeta português. A exposição pode ser visitada por toda a gente, hóspedes e visitantes.

Num registo um pouco diferente, a companhia Erva Daninha – Mostra Estufa leva ao Campo Alegre, no Porto (dias 26 e 27 de novembro) e ao Teatro da Malaposta, em Odivelas (dia 28 de novembro) um espetáculo de circo contemporâneo que são três: Mellow Yellow, Memória e Ferro à Ferrugem e que vão ter em palco artistas de vários países (Portugal, França, Costa Rica e Itália). 

Após quase dois anos de pausa forçada, o FEST – Cineclub de Espinho volta a abrir as portas do Auditório do Casino Espinho para sessões regulares de cinema. E é já amanhã, pelas 21h30, que vais poder assistir a este comeback com a exibição de Titane, de Julia Ducournau, o filme que arrebatou a última edição do Festival de Cannes. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação da sala.

Se a música é mais a “tua cena”, fica a saber que o ciclo Há Fado no Cais está de regresso ao CCB! No próximo dia 19 de novembro, às 19h00, a sala do Grande Auditório recebe a voz de Helder Moutinho que, diz, vai “cantar tudo (ou quase tudo) aquilo que não canto habitualmente“. Também poderás, depois, assistir a este concerto mais tarde através do Live Stage da Ticketline. Para mais informações, consulta a página do evento. 

 Mais a sul, a cidade de Sines (em destaque no post) prepara-se para receber o Festival Batuta, inserido nas comemorações dos 659 anos do Município de Sines. Este festival dedicado à música clássica vai realizar-se de 24 a 26 de novembro, e vai dividir-se pelas salas do Centro de Artes de Sines e do Pavilhão Multiusos de Sines. Na imagem, destacamos o concerto de encerramento do evento com a Orquestra de Sopros do Algarve acompanhada pela soprano Sofia Escobar, mas encontras toda a programação na página do festival.

Ainda na música, e sendo esta miúda uma fã deste senhor, destacamos a residência artística de António Zambujo no Capitólio, em Lisboa, que decorre nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Prometidas estão três noites fantásticas de música com três convidadas surpresa (daí tantos ? no cartaz), sim, todas mulheres que o músico muito admira. Os concertos têm início às 21h30 e os bilhetes custam 30 euros.

É certo que a leitura não te leva propriamente a sair de casa, mas é uma ótima “cena para fazer”… Ou não fôssemos nós livrólicas, por estes lados. Assim, sugerimos-te a nova e especial edição de a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe, um dos seus mais aclamados romances que é agora reeditado em grande formato, capa dura, com ilustrações do artista plástico Juan Domingues e novo prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins e que a Porto Editora já fez chegar às livrarias.

Sob a chancela da Assírio & Alvim, também já se encontra nas livrarias Prosa, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que reúne num só livro toda a prosa da escritora, incluindo alguns excertos inéditos do conto Os Ciganos.

E é muito isto, teminamos as sugestões deste mês com um “virar de página”. Temos a certeza de que dezembro trará consigo ainda mais eventos, espetáculos, concertos, feiras, exposições, apresentações e muito mais, afinal, é o mês do Natal!

Susana Figueira

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias