Ideias à solta

Fruta da Época – Pataniscas de bacalhau com cerveja preta

Novembro 11, 2021
fruta da época

A Fruta da Época está de volta. Grande notícia para as tuas papilas gustativas! Depois de um interregno a fermentar novas ideias, a rubrica gastronómica da Cláudia Silva Mataloto, acabadinha de sair do forno, está pronta a servir. E tem um novo desafio pela frente. O mote para as receitas vai ser a agenda cultural das miúdas. Dos vários eventos que sugerimos mensalmente no blog, (tens aqui os primeiros pós-confinamento), a Cláudia vai escolher um e criar uma receita. A envolvência, seja ela de uma peça de teatro, de um concerto, de uma exposição, ou de um espetáculo de dança, será a inspiração para a nossa chef de serviço. No arranque deste novo formato, o festival Super Bock em Stock, que irá acontecer nos dias 19 e 20 de novembro, foi o evento selecionado. Portanto, a cerveja, é o ingrediente rei desta receita. Venham de lá essas pataniscas.

Rosarinho

Pataniscas de bacalhau com cerveja preta

Ingredientes

300 g lascas de bacalhau cozido
150 g farinha 55
3 ovo
50 ml de água de cozer o bacalhau
50 ml cerveja
1/2 g cebola picada
Salsa picada q.b.
Pimenta moída q.b.
Noz moscada q.b.
Óleo para fritar q.b.


Modo de preparação

Bate os ovos e vai juntando a farinha peneirada, sempre a bater. Acrescenta a água e a cerveja. Envolve delicadamente para não retirar o ar à massa. Acrescenta o bacalhau, a cebola e a salsa. Tempera com a pimenta moída e a noz moscada. A massa fica com uma consistência ligeiramente líquida

Aquece bem o óleo. Com uma colher de sopa, deita a massa no óleo, até formar um pequeno bolo, espalmado. Frita de ambos os lados, até adquirir uma consistência dourada.

Bom concerto e bom apetite!
Cláudia Silva Mataloto

Mais receitas da Fruta da  Época

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias