Clube de Leitura - Livros à Sexta

O quanto amámos Sara Rodi

Novembro 4, 2021
Livros à Sexta

Regressámos à Casca & Friends Wine Spot e levámos connosco a Sara Rodi, a D. Estefânia, a D. Teresa de Távora, Fernando Pessoa e as mulheres da sua vida. O Clube de Leitura Livros à Sexta adora receber pessoas ilustres. Ah! As Gémeas também marcaram presença. 

Livros à Sexta com Sara Rodi

À volta da mesa, porque há sempre uma mesa com bom vinho, conversámos com uma escritora e argumentista extraordinária. A mulher que trouxe à luz dos nossos dias mulheres silenciadas pela História, a escritora que desassossegada por uma fotografia de Fernando Pessoa rodeado de matriarcas, sentiu que estava na altura de descobrir uma nova faceta do génio. Um lado menos explorado e que roubou o coração de algumas das nossas clubeiras.

Livros à Sexta com Sara Rodi
Livros à Sexta na Casca & Friends, com Sara Rodi

Impossível não termos falado de Bem-vindos a Beirais, da Massa Fresca e de Golpe de Sorte. A verdade seja escrita, foi uma grande sorte termos no nosso clube a Helena Manso, que há muito nos falava com profunda admiração e amizade de Sara Rodi. Obrigada!

Livros à Sexta com Sara Rodi

Eu encantei-me por uma D. Estefânia que desconhecia. Uma rainha breve, mas muito amada. Gentil, doce, humana. A sua vida contada no leito de morte podia ter sido triste, mas não foi. Porque tal como a Sara disse, D. Estefânia, um trágico amor “é um livro de esperança”.

A Susana rendeu-se à Amante do Rei, D. Teresa de Távora. A ‘suposta’ culpada por todas as desgraças do país e pela morte de toda a família, segundo o padre Malagrida. Na verdade, ela foi simplesmente Mulher. Uma Mulher à frente do seu tempo, mas Mulher com M.

E As Gémeas… o que dizer sobre esta coleção? A Sara inspira-se nos seus quatro filhos e dá continuidade à coleção de Enid Blyton, em Portugal. Uma referência de infância para a Maria João Covas (a nossa ilustre youtuber). Eu era mais team “Colégio das Quatro Torres”.

Livros à Sexta com Sara Rodi

“Eu quero mesmo é escrever livros.” E nós queremos que escrevas muito, Sara. Porque ficámos fãs dos teus romances, da tua escrita e da forma como nos fazes apaixonar pelas figuras históricas que se revelam nas muitas páginas que partilhas com os teus leitores.

Rosarinho

Livros à Sexta com Sara Rodi
Livros à Sexta com Sara Rodi

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias