Ideias para a agenda

Tira as lantejoulas e as purpurinas da gaveta que a Vida está a acontecer!

Outubro 21, 2021

Pessoas lindas deste nosso cantinho na blogosfera que é o Armazém de Ideias Ilimitada,

Uma miúda está tão, mas tão feliz! Há muito que não escrevia um post destes, mas também, convenhamos, os últimos tempos foram assim um bocadinhooo… como é que hei de dizer… como se vivêssemos na “quinta dimensão”, ou tivéssemos entrado pela toca do Coelho de Alice no País das Maravilhas, e nada ou pouca coisa fez sentido! Se bem que, pelo menos no País das Maravilhas, tínhamo-nos divertido mais!

Depois de nos vermos privados de algumas liberdades, é hora de chutarmos “a bola para a frente”! De mandarmos “a casa abaixo”! Pessoas lindas, este é o momento de tirarmos as lantejoulas e as plumas, os brilhos e as purpurinas, os vestidos sexy ou aquelas calças que nos realçam as curvas com um top, e desfilarmos o melhor de nós pelos eventos culturais que começam a realizar-se um pouco por todo o lado! Ah, e também de renovar o stock de maquilhagem, porque já vale a pena dar aquele boost no visual!

Por isso, essas canetas em riste e agendas abertas, neste e nos próximos meses, porque a Cultura voltou e é para ser vivida!

É cheia de entusiasmo e de uma felicidade “do cacete” (se calhar, um pouco too much, não?!) que hoje escrevo um post-agenda, com alguns dos eventos que estão para acontecer nos próximos tempos, e noutros um bocadinho mais para a frente! É claro que não consigo falar aqui de tuuuudo, mas vou tentar deixar-te uma boa mão-cheia, nas mais diferentes áreas, claro, para teres muito por onde escolher! (e, entretanto, fica atenta/o, porque o nosso querido Beto Kavalcante também anda super-em-cima-do-que-acontece-por-Lisboa)

Para já, aqui te deixamos um carrossel de Ideias para a Agenda que queremos partilhar contigo:

Comecemos por momentos em família. No CCB, já se respira Cultura por estes dias e os mais novos podem assistir a espetáculos de dança, música, performances, entre outras, no Festival Big Bang LX 21! Decorre nos dias 22 e 23 de outubro, ou seja, já esta sexta-feira e sábado!

Igualmente para momentos em família, vai decorrer no dia 30 de outubro, na “nossa” Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, a oficina Desenhando Medos. Parece-nos uma sugestão muito gira!

Por fim, ainda para o público jovem, no concelho vizinho de Oeiras o TIO volta a receber o musical No Reino da Felicidade, de 6 de novembro a 19 de dezembro com sessões aos sábados e domingos; enquanto em terras do sul no Teatro das Figuras, este domingo, dia 24 de outubro, às 11h30, o palco é da Flauta Mágica Vista da Lua, encenada por Mário João Alves. 

Num registo completamente diferente, temos a Mostra do Traje de Leiria, com inauguração este domingo, dia 24 de outubro, uma iniciativa do Agromuseu Municipal D. Julinha em conjunto com o Município de Leiria. Esta exposição conta com a participação de 18 grupos de folclore do concelho e nela é possível ver os trajes, bem como outros artefactos usados pelo povo, nos finais de séc. XIX inícios de séc. XX.

Já pela Casa da Cultura de Setúbal podes assistir, este domingo, ao filme documentário 1965 – Panreal, um edifício de Nadir Afonso, sobre este edifício modernista construído em Vila Real e de seguida estar à conversa com o realizador, José Paulo Santos. A entrada é gratuita, mas é necessária reserva.

No Plan for Japan, assim se chama a exposição de ilustração e desenho da arquiteta portuense Ana Aragão, que vai poder ser vista a partir do dia 5 de novembro, num dos nossos museus preferidos, o Museu do Oriente, e que foi inspirada em “interrupções inesperadas, viagens canceladas e muitas mudanças de planos“. O preço do bilhete é de €6, com acesso a todas as exposições do museu, mas já sabes que se quiseres podes agendar uma sexta-feira, depois das 18h, e tens entrada gratuita. 

A música não podia faltar! E para dar aquela força aos nossos artistas, deixamos-te aqui estas três sugestões de nomes ‘grandes’ da música portuguesa… ok, não há necessidade de fazer a piada, a miúda é pequena em tamanho, mas gigante em talento! Aproveitando a deixa, esta pequena-grande-cantautora que se revelou ser a Bárbara Tinoco em boa hora parou de Fugir de Ser e está de concertos agendados para o próximo mês de novembro, a saber: dias 13 e 14 no Coliseu de Lisboa, 19 e 20 no Coliseu do Porto, e dia 27 em Ponta Delgada
Outro nome que dispensa apresentações é o Tiago Bettencourt, que vai sair da Toca e, assim como um antecipado presente de Natal, se prepara para levar o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, numa Viagem pela sua música, a 20 de dezembro.
Já os 10 anos de carreira a solo de Miguel Araújo são a ‘desculpa’ perfeita para dois concertos em nome próprio em 2022. Em abril, deixa-nos saborear um Fizz Limão no Campo Pequeno, em Lisboa, enquanto se prepara para ler a Reader’s Digest em maio, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto. 

Se estás pelo Algarve (sortud@) e aprecias a magia única do jazz, podes assistir amanhã, dia 22 de outubro, a um concerto que reúne Zé Eduardo aos seus antigos alunos, os Baby Jazz, que sobem ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, para um concerto que se antevê memorável, já que desde 2007 que os músicos não tocam juntos.

Ainda na música, mas em modo festival, sugerimos-te um já no próximo mês de novembro, o Super Bock em Stock, no qual as miúdas descobriram novos artistas em 2018 e ainda vibraram com a atuação de Conan Osíris. 😁 A edição deste ano acontece nos dias 19 e 20 de novembro e o cartaz está a compor-se. Para o próximo ano, embora ainda sem nomes anunciados, o Festival Músicas do Mundo, em Sines, já tem datas definidas: de 22 a 30 de julho! 

Mountain Whisper, Gondramaz

Quinta dos Machados, Barras

Last but not least, achavas mesmo que nos esquecíamos das escapadinhas de fim de semana?! E logo com uma já ao virar da esquina! Estas sugestões que aqui te apresentamos ☝🏼 são apenas duas, entre outras, das que o grupo Small Portuguese Hotels propõe para uma escapadinha no fim de semana de três dias que se avizinha, com o feriado de 1 de novembro.

Pergunta para queijinho… És mais campo ou cidade? Estas duas propostas vão levar-te até um ambiente rural, longe da selva de pedra que é a cidade, só que um é mais para quem acha que “o longe se faz perto”, o Mountain Whisper, em Gondramaz, no coração da Serra da Lousã; enquanto a Quinta dos Machados, em Barras, apresenta-se como um refúgio na natureza, a dois passos de Lisboa – situa-se na zona de Mafra, Azueira.
O SPH sugere ainda, para uma escapadinha no campo, o Imani Country House, na região alentejana de Évora, já para os mais citadinos há os Chiado Camões Best Apartments, em Lisboa, o Porto River, na Invicta, e o Hotel Moon and Sun Braga. É só escolher o destino e fazer a mala!

E é muito isto! Esperamos ter-te inspirado a sair da toca do Coelho e a regressar da Twilight Zone que vivemos nos últimos tempos e que te entregues ao lado bom da Vida! Sempre com prudência, claro, que sabemos bem que isto ainda não terminou. 😉

Susana Figueira

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias