Ideias para a agenda

O mundo dos livros, by Anna

Outubro 7, 2021
no mundo dos livros

O Fascinante Mundo da Pele,  Dra. Yael Adler e A Vida Secreta dos Intestinos, Giulia Enders

Desta vez deixei a ficção de lado e resolvi dar a conhecer dois livros sobre saúde que adorei ler pelos temas extremamente interessantes e informativos e que no fundo estão muito interligados, a pele e os intestinos.

Começo por escrever sobre O Fascinante Mundo da Pele, da Dra. Yael Adler, uma conceituada dermatologista alemã que nos brinda com uma surpreendente viagem pelo maravilhoso órgão que é a nossa pele: o que ela nos mostra e diz, as suas funções, a sua relação com as emoções… Tudo o que sempre quisemos saber sobre a pele e muito mais. É um livro didático, refrescante que tira duvidas, desmonta mitos e aborda certos tabus com inteligência e rigor.

A Dra. Adler explica-nos os cuidados corporais que devemos ter diariamente quer em casa, que na praia, como nos protegermos do frio e do calor, e como a comida pode, realmente, afetar a nossa pele. É um livro muito completo e fácil de ler. Interessante, divertido e compreensível para um público não cientifico, que nos dá um bom conhecimento básico sobre como podemos cuidar melhor da nossa pele para a proteger.

Este livro também nos explica porque motivo os mosquitos picam mais  certas pessoas e ignoram outras, especialmente na época do verão. Quantos de nós não acordámos uma manhã com um olho inchado porque uma melga decidiu fazer-nos uma visita durante a noite sem ser convidada?!

O segundo livro, de uma médica alemã, Giulia Enders (pura coincidência!), tem como titulo A Vida Secreta dos Intestinos. Enders é uma jovem licenciada em biologia médica pela universidade de Frankfurt e neste livro explica como funcionam os nossos intestinos. A autora começa por contar uma experiência pessoal que a levou a estudar a relação entre os seus problemas de pele, os intestinos e os milhões de micro-organismos que lá habitam. E a partir daí resolveu estudar medicina, especializar-se em gastroenterologia e escrever o seu livro.

Todos nós sabemos da relação muito próxima entre os intestinos e o cérebro, mas foi muito recentemente que a sua relação começou a ser estudada em profundidade, e este livro fala-nos da comunicação e constante interação que se dá entre estes dois órgãos. O assunto tem tanto de interessante como de complicado, e qualquer abordagem a ele envolveria lidar com aspetos técnicos de medicina. É por isso que o livro de Enders é um manual acessível e divertido para divulgar o que os cientistas escrevem e debatem à porta fechada.

Os intestinos contêm muitas células do sistema imunológico. Quando adoecemos ou estamos com muita fome, ficamos de mau humor, isso deve-se á relação entre os neurónios e os intestinos. E ainda se torna mais evidente, por exemplo, em pessoas que sofrem do intestino irritável ou doença de Crohn que têm um risco mais elevado de sofrerem de depressão.

Qual o melhor tipo de dieta para cuidarmos dos intestinos? Pois, a Dra. Enders não recomenda nenhuma dieta especifica. A única coisa que sugere é cuidarmos dos milhões de bactérias que vivem neles e que nos ajudam a digerir os alimentos e mantêm forte o nosso sistema imunitário.

Dois livros que adorei e que li em muito pouco tempo por serem bastante interessantes e se complementarem na perfeição, por nos ajudarem a corrigir o que estamos a fazer mal e a melhorar o que estamos a fazer bem.

Boa leituras!
Anna

Outras sugestões da Anna

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias