Ideias para a agenda

 Ler é essencial, sabias?

Setembro 9, 2021
ler é essencial, sabias

Ler é essencial é a causa que defende o Livro e Promove a Leitura, é a campanha desenvolvida pela Bertrand Editora e que tem como intuito demonstrar a importância do Livro na nossa vida.

Se nos segues, sabes que as miúdas são umas livrólicas inveteradas, promotoras do Clube de Leitura – Livros à Sexta e portanto só podiam APOIAR esta causa!

Na semana passada, naquele espaço de felicidade, a Feira do Livro de Lisboa (FLL), uma das miúdas participou na estreia da 2ª temporada do Sprint de Leitura dinamizado pela Maria João Covas e pela Maria João Diogo, “as Joões” para as amigas. É uma honra fazer parte deste grupo que, duas terças-feiras por mês, se junta a um outro grupo incrível para ler durante 30 minutos e partilhar essas leituras. Este primeiro episódio, ao vivo, decorreu no Auditório Sul da FLL e foi integrado na campanha Ler é Essencial. 

Sabes o que é 60 pessoas sentadas a ler durante 30 minutos o mesmo livro? É uma sensação quase indescritível. Deixa-me ver se consigo transmitir-te por palavras. Fui tomada por um sentimento de cumplicidade e de pertença a uma tribo muito especial. Fui tocada pela magia do livro. Naquela meia hora de silêncio absoluto descobrimos que a máquina do tempo existe, são os livros. Unimo-nos a Irene Vallejo autora do “Manifesto pela Leitura” e assim, através do nosso silêncio, que devorou as palavras da escritora espanhola, ‘gritámos’ em prol do livro e dos hábitos saudáveis de leitura. E o nosso silêncio chegou a quem por nós passou, a quem estava em casa a assistir ao direto.

Num mundo cada vez mais descartável, onde se vive numa correria desenfreada, sempre a ansiar o próximo momento, o livro é a âncora. É ele que nos faz parar. Parar para sentir, para sermos. E paradas vivemos muitas vidas, muitos lugares, outros tempos.

O Livro, que já nasceu há tantos anos, transmite-nos conhecimento, mantém-nos informadas, leva-nos a refletir e até a tomar decisões. Deixa-te tocar. Deixa-te levar e lembra-te, ler é viver.

Vivo nas páginas de um livro. Vivo naquele que está à minha cabeceira, no outro que dorme na sala e no que todos os dias me acompanha no café da manhã. Vivo em tantos outros que me aguardam na biblioteca de casa e na minha livraria preferida.

Para saberes mais sobre esta campanha acede a www.bertrandeditora.pt/lereessencial e para receberes um exemplar do livro “Manifesto pela Leitura” de Irene Vallejo passa, até domingo, pelo Espaço Porto Editora na FLL.

As miúdas vão agarrar esta causa e tu?

Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias