Ideias para a agenda

Uma miúda no Museu da Tapeçaria

Agosto 10, 2021

Lembras-te de teres visto uns Flashes onde uma miúda contava que tinha andado pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre? 🙂 Pois bem, é hoje que quero falar-te um bocadinho sobre este cantinho “escondido” na Rua da Figueira… coincidência?!

É certo que é tempo de pôr o pezinho na areia, aproveitar o calor e ir a banhos, mas também é nesta altura que podemos (e devemos) aproveitar para descobrirmos o que de melhor o nosso país tem para oferecer. Dito isto, e se andas de férias para os lados desta cidade alentejana, acredita, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino merece uma visita.

O Museu

Criado por iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre, em 2001, este espaço cultural pretende promover a apresentação, conservação e estudo deste riquíssimo e único património artístico do país. Porquê o nome de Guy Fino? Ora porque o senhor foi o fundador da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre e esta foi a forma que a câmara encontrou de o homenagear. Vais encontrar o museu numa antiga casa nobre, pertencente à família Caldeira Castelo Branco (conhecida por Castel-Branco), que foi remodelada para o efeito.

Fachada das traseiras do Museu

Um pouco da sua história

As exposições

Na altura em que visitei o Museu da Tapeçaria de Portalegre, ‘apenas’ pude descobrir a sua exposição permanente, uma vez que a ala das temporárias se encontrava ainda encerrada. No entanto, na mostra permanente vais poder admirar algumas das mais belas peças de tapeçaria feitas a partir de reproduções de obras de Júlio Pomar, Almada Negreiros, Maria Keil, Vieira da Silva, Le Corbusier, Arpad Szenes, João Tavares, entre outros. Das exposições temporárias diz o museu que se destinam a promover um encontro entre a tapeçaria e as artes plásticas, transformando assim este espaço num museu de arte contemporânea.

Já esta miúda diz-te que vale muito a pena a visita e fica a promessa de regressar, quando o ciclo de exposições temporárias regressar. E se ainda ficaste com alguma dúvida, basta veres algumas destas fotografias… Convenci-te, não convenci? 😉

Susana Figueira

    Parcerias