Clube de Leitura - Livros à Sexta

Livros à Sexta, um aniversário cheio de mistério

Junho 22, 2021

Um convite irrecusável para jantar – uma prova de vinhos acompanhada de umas tábuas de queijos e enchidos, no misterioso Casca & Friends, da marca Casca Wines… Para celebrar o aniversário de um Clube de Leitura.

12 ilustríssimos convidados que não se conhecem – cada um com pelo menos um forte motivo para comparecer… Nem que fosse ‘apenas’ provar o red velvet da Delícias da Sirley!

Um anfitrião, que é o Mordomo – o único elo de ligação entre os presentes.

Um crime – durante o jantar, o Mordomo cai redondo no chão e morre. Foi envenenado! Todos os presentes são suspeitos!

Quem terá sido? Quem se terá atrevido a colocar o veneno no copo de Monte Cascas Reserva Douro DOC Branco do Mordomo? Coitado, nem chegou a ter oportunidade de experimentar o Cabo da Roca Reserva Tinto Merlot!

Na sala o ambiente torna-se denso, a suspeita está no ar. E entretanto as tábuas de queijos e enchidos também chegam à mesa. Os convivas nem sabem bem o que pensar uns dos outros… e estão cheios de vontade de começar a ‘picar’ as iguarias.

É então que Petra (Vanessa Casais), avança. Apresenta-se como sendo a filha do Mordomo, com o qual não tinha uma boa relação, mas, inspirada pelas páginas de Poirot Investigates, acredita que o pai tinha boas intenções com este convite para jantar.

Toma a palavra Sandrine Van Der Faztz (Vanda Lima), que de imediato diz que nem sequer conhecia o Mordomo. Só ali está por ser a esposa do detetive, e acredita que nas páginas de Um crime no Expresso do Oriente poderá estar a solução para este caso.

Do alto da sua altivez, Eunice Spirito Santo (Rosarinho) diz que trabalhava no banco no qual o Mordomo tinha uma conta, mesmo ao lado do espaço onde se deu o Mistério em hotel de luxo, de 1965.

A jovem e orgulhosa artista Maria Manuela “Manu” Lança (Carla Santos) explica que o Mordomo trabalhou para si, mas apesar da coisa não ter corrido muito bem, acha que a solução deste caso pode estar nas páginas de No início, eram dez

Só que o presunçoso Sir Reginaldo Mascarenhas (eu mesma), para quem o Mordomo trabalhou, não acredita na lenda das Dez Figuras Negras e não teve qualquer problema em dizer que o considera um rufia ladrão!

Entretanto, Virgílio Spirito Santo (Beto Kavalcante), que se apresenta como sendo dono do banco, juntamente com a sua esposa, Eunice, conta em Cinq Petits Cochons aos presentes que o Mordomo foi seu cliente durante anos.

Já a antever uma Noite sem fim, o detetive Henrique Van Der Faztz (Luísa Lavado, a autora deste murder mystery) tenta dar um rumo à investigação, pois acredita piamente hoje que pode encerrar o caso do “Mordomo Larápio”, que o consome há mais de 30 anos…

… tantos quantos aqueles que Amelia Lemos (Helena Manso) diz ter trabalhado para o Mordomo, sentindo O Peso do Dever ao ter de limpar a gigantesca mansão que este possuía.

Dada a sua provecta idade, 75 anos, Carolina Ninharelhos (uma vez mais, esta miúda) pediu a palavra apenas para dizer que conhece o Mordomo desde criança e que estiveram para casar… mas há mais de 50 anos que não o via.

O detetive passa a palavra a Irina Castelo-Brando (Fátima Teixeira) que revela ter o Mordomo trabalhado para a sua família, daí ter aceitado o convite para esta noite, sem esperar, no entanto, um Anúncio de um crime.

Aproveitando a deixa, João Tavares (de novo a Rosarinho), adensando ainda mais o mistério, revela ter trabalhado com o Mordomo, para a artista Manu, deixando no ar que algo entre eles ficou por resolver.

A última intervenção foi de Eliza Maia (personagem também assumida pela Vanda Lima), a quem estava reservada a revelação da noite: trabalhou com o Mordomo há 30 anos, por quem se apaixonou, relação da qual nasceu Petra

À volta da mesa, entre pistas, copos de vinho e tábuas de queijos e enchidos, celebrámos de uma forma muito original mais um aniversário do Clube de Leitura – Livros à Sexta, o quarto!!! E houve ainda tempo para dois sorteios de livros, oferecidos pelos parceiros do clube de leitura – O Pássaro Noturno, de Johanna Mo, pela Porto Editora, e Escrito na Água, de Paula Hawkins, pela RG Livreiros. A sorte bafejou o banqueiro Virgílio Spirito Santo (Beto Kavalcante) e o detetive Henrique Vaan Der Faztz (Luísa Lavado), respetivamente.

As miúdas estão super felizes! A temática para este encontro, como já percebeste, era Agatha Christie, e queremos agradecer à Luísa Lavado, por ter dedicado o seu tempo a criar este incrível murder mystery, que animou o encontro!

Agradecemos ainda a toda a equipa do Casca & Friends, super atenciosa na preparação do espaço, na escolha dos vinhos e na forma como fomos recebidas! Muito muito obrigada!

E à querida Sirley, da Delícias da Sirley, pelo delicioso red velvet que preparou com todo o carinho para que pudéssemos cantar os “Parabéns” ao Clube de Leitura!

Do fundo do coração, as miúdas estão muito muito gratas por estarem connosco! Livros à Sexta só faz sentido com vocês! ❤❤❤

Susana Figueira

Ficámos de coração cheio com a forma como a Casca & Friends recebeu o Clube de Leitura 🤍

O nosso amigo Beto, ou melhor Virgílio Spirito Santo, depois de receber o livro oferecido pela Porto Editora

A felicidade na cara do detetive Henrique Van Der Faztz, aka Luísa Lavado, com o livro oferecido pela RG Livreiros

Qualquer um “envenenava” o Mordomo por este red velvet  😋

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias