Ideias para a agenda

Vamos celebrar os Museus!

Maio 18, 2021

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia de hoje, 18 de maio, realizei uma visita ao museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva.

Antes de tudo, a exposição Amor, Arte e Exílio trata-se de algumas histórias de amor: o amor do casal Arpad e Maria Helena, o amor deles pela arte, e o amor com que a memória e a história deles é preservada.

Trata-se de um museu monográfico, criado para albergar a coleção do casal de pintores, que viveu junto por 55 anos. Instalado na antiga Fábrica de Tecidos de Seda, no Jardim das Amoreiras.

A coleção do museu documenta a passagem dos pintores por diferentes fases, refletindo suas posições enquanto cidadãos e artistas, e suas variações de humor e estados de alma, situação financeira e geográfica.

Entre as exposições a decorrer podes encontrar: Amor, Arte e Exílio; Fotografias de Arpad e Vieira da Silva, por João Cutileiro e a Coleção Permanente.

A Fundação conta ainda com uma loja (itens de decoração, publicações, artigos para escritório, materiais gráficos etc), biblioteca, auditório e uma programação para adultos e crianças.

Uma dica é a visita guiada, gratuita, que acontece todas às quartas-feiras, às 11h. É necessário fazer inscrição com antecedência.

Beto Kavalcante

    Parcerias