Clube de Leitura - Livros à Sexta

Livros à Sexta – Um encontro do outro mundo

Abril 27, 2021

Conheces a máxima da música dos Monty Python “Always look on the Bright Side of Life”? É mesmo isso que as miúdas têm feito em relação à inevitável versão web do Clube de Leitura – Livros à Sexta. Ai a Lola não nos deixa encontrar no Quiosque Rocha do Inferno?! Não faz mal, as livrólicas (nada) anónimas arranjam forma de transformar estas reuniões online em algo… “sobrenatural”!

Sim, porque já não é a primeira vez que temos uma presença… “do outro mundo”! É que a nossa querida Vanda Varela Lima consegue sempre invocar “seres do Além” para estes encontros! Só nunca conseguimos descobrir o que andam a ler. Enfim… Aqui que ninguém nos “ouve”, as miúdas acham que a Vanda deve morar na Hill House, de Shirley Jackson! Mas não digas a ninguém! 😉

Com espíritos ou sem eles, enquanto aguardávamos para nos transformarmos nas Fantásticas 6 (como a Rosarinho se lembrou de chamar às participantes), as três livrólicas presentes foram conversando sobre o dia a dia e alguns desabafos para “matar” o tempo… hmmm, adequado certo?! Já que daí a nada estávamos assombradas.

Bem, mas e o que andam estas livrólicas (nada) anónimas a ler por estes dias?

Se umas se têm aventurado com os chamados “calhamaços” – 2666, de Roberto Bolaño, e 4,3,2,1, de Paul Auster (ainda um work in progress para esta miúda) -, há quem tenha partido à descoberta da premiada Olga Tokarczuk nas páginas de Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos, para logo a seguir acender a lâmpada das Ideias da Rosarinho… Por “culpa” da Luísa Lavado (que se tem revelado uma das maiores influencers literárias deste Clube), num futuro próximo, as miúdas irão lançar uma nova temática aos participantes de Livros à Sexta, qualquer coisa como “à descoberta de escritores da nacionalidade X”. É que a Luísa revelou-nos que uma das suas próximas leituras é A Porta, da autora húngara Magda Szabó e que esta será a sua primeira vez… a ler uma escritora húngara, entenda-se! 

Voltando àquela sexta-feira “do outro mundo”, a Mafalda, A Devoradora de Livros (sim acabei de lhe atribuir um cognome 😜) além de nos deixar com muita vontade de ler Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid, confessou-nos que se agarra a um bom Norah Roberts, quando quer mais leveza após uma leitura mais intensa como Ouve-me, de Luís Filipe Alves. Só que a Mafalda fez também uma “terrífica” partilha… pelo menos para as contas bancárias de livrólicas (nada) anónimas. Falou-nos da Livraria Solidária de Carnide – Boutique da Cultura, com livros (usados, mas alguns como novos) de 1 euro a 5 euros!!! OMG!!! O que é que ela foi dizer! Escusado será dizer que neste momento há 4 exemplares a caminho de chez moi. 🤦‍♀️ E, tanto quanto sei, de outras residências também…

Da Hill House da Vanda, além das presenças “fantasmagóricas”, espreitámos para dentro da Campânula de Vidro, de Sylvia Plath, e soubemos que por estes dias haverá Limões na Madrugada, de Carla M. Soares, a pairar na sua “mansão assombrada”, sempre muito bem guardada pela Pinky. 🐶 Já ali para os lados de Trajouce, é bem provável que Graham Mctavish e Sam Heughan, de Clanlands, tenham de segurar bem os kilts, diz que aquilo é terra de muito vento! Ou então, se se portarem bem, a Rosarinho lê-lhes um conto de Beatrix Potter!

O brinde

Quase a terminar o encontro, fez-se uma breve viagem à África de José Eduardo Agualusa e a sua Nação Crioula, com a nossa querida Helena acabadinha de chegar a casa e a jantar, pois teve um dia muito preenchido. E ainda houve tempo para o brinde ao Dia Mundial do Livro! Como não?!

As miúdas e todas as livrólicas (nada) anónimas de Livros à Sexta estão a fazer figas para que o desconfinamento corra pelo melhor, para podermos estar juntas, finalmente, com a Marta Martins Silva e as suas Madrinhas de Guerra já no próximo mês! Estamos ansiosas!

Susana Figueira

    Parcerias