Ideias à solta

Fruta da Época – Focaccia de pera e pistácio

Março 4, 2021
Focaccia de pera e pistachio

Quando nos pedem para ficarmos em casa, há quem vá para a cozinha fazer coisas maravilhosas que aconchegam o nosso estômago e a nossa alma, graças a Deus! Eu posso dizer que provei esta Focaccia de Pera e Pistácio da autoria da nossa querida  Cláudia Silva Mataloto. Até estou a salivar! Eu amo focaccias. Benditos italianos! E bendita Fruta da Época!
A combinação da pera com o pistácio e com o mel é de ir a Roma e voltar. Quem diz Roma, diz Florença, ou Veneza. A verdade é que viajei até Itália sem sair de casa e tudo graças a este pão achatado e macio. A boa notícia é que a Cláudia quer partilhar a receita connosco. E, apesar de os italianos servirem a focaccia como aperitivo ou entrada, eu devorei-a como prato principal. Chamem-me rústica, quero lá saber! Estes dias de isolamento pedem mimos, muitos mimos e se eu os consigo encontrar numa focaccia de pera e pistácio, qual é o problema? Mas vamos ao que realmente interessa. Na tua próxima ida ao supermercado coloca já na lista de compras os ingredientes para esta delícia.

Focaccia de Pera e Pistácio

Ingredientes
300 g de farinha tipo 65
2 colher de sopa de açúcar
2 colher de sopa de azeite
15 g de fermento fresco ou 6g de fermento seco
200 ml de água morna
2 peras
1 mozarela fresca
Alecrim q.b.
Pistácio q.b.i
Mel q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação
1. Num recipiente, mistura a farinha, o açúcar e o azeite. Tempera com um pouco de sal. Dissolve o fermento na água morna e junta ao preparado anterior. Envolve a massa com a mão, até formar uma bola que se despegue facilmente da taça.

2. Coloca num recipiente maior, untado com um fio de azeite, tapa com película e deixa levedar por 2 horas, num lugar ligeiramente aquecido (podes colocar no micro-ondas, tendo aquecido o mesmo 1 minuto previamente).

3. Espalha um pouco de azeite por cima da massa e, com a ponta dos dedos, unta toda a superfície. Transfere delicadamente a massa para um tabuleiro, preaquecido e forrado com papel vegetal, untado com um pouco de azeite. Suavemente, estende a massa, com a ponta dos dedos, até formar um círculo ou um retângulo.

4. Coloca por cima da massa, folhas de alecrim.

5. Fatia as peras e dispõe-nas por cima da focaccia.

6. Acrescenta a mozarela cortada aos pedaços.

7. Pica os pistácios e polvilha.

8. Rega com mel e um fio de azeite e uma pitada de sal.

9. Leva ao forno, preaquecido a 250 º, cerca de 15 minutos, até ficar dourada.

10. Serve quente.

Bom apetite!

Cláudia Silva Mataloto

Fruta da Época – Cranachan – Receita de fevereiro

    Parcerias