Ideias à solta

Na moda com… a Trüska

Novembro 5, 2020
Na moda com... a Trüska

Que saudades já tínhamos de andar na moda com alguém!
Conheci a Patrícia Santos lá para os lados da Quinta da Alagoa num mercado muito catita que ela organiza – “Artistas no Bairro”, cujo lema é Compre Português e Conheça Quem Fez. E a gente talentosa que eu tenho conhecido! Vai daí, conversa puxa conversa, porque tanto eu quanto a Patrícia gostamos de conversar, (re)descubro a sua marca, a Trüska. É que em tempos uma artesã muito querida, que tem um lugar especial no meu coração, a Cahico Porcelanas, já me tinha falado desta “designer gráfica de formação e de coração”.

Aqui a miúda, assim que chegou à banca da Patruska (alcunha de adolescente da Patrícia) que depois evoluiu para TrüSka, e viu as t-shirts, as pregadeiras, os bodys para bebé e os sacos teve uma epifania! Foi assim, num momento de rasgada paixão pelos trabalhos desta artista que a desafiei para um Na moda com… a Trüska!

Para além de te apresentar as peças, vou deixar que a Patrícia te conte a sua história. Assim entenderás esta paixão que a levou no dia 01 de abril de 2015 (e não é mentira) a deixar o seu emprego de 10 anos para “abraçar de corpo e alma o que amava fazer”. É preciso coragem para se revolucionar uma vida. “Foi mesmo muito difícil, mas não há dia que não me orgulhe da força que tive em dar esse passo! E nunca mais olhei para trás!”

“Desde sempre que exploro os arts & crafts, e desde sempre que assino com TrüSka todas as peças que crio. Já deambulei pela massa de moldar, decoração de molduras, espelhos, mosaicos, enfim… Até chegar à estampagem de t-shirts!”  

E ainda bem que chegaste, porque são bem giras e very international!

“A primeira vez que experimentei estampar uma t-shirt, trabalhava numa empresa em Évora. Gostei tanto da técnica que, quando regressei a casa, em Oeiras, decidi procurar uma máquina em segunda mão no jornal Ocasião e, acreditem ou não, é a máquina que me acompanha até aos dias de hoje. A minha menina.”

Eu também tenho uma menina, mas é de escrever! A minha avó, essa sim, tinha uma máquina de costura daquelas do antigamente. Saudades de a ver com o seu carrapito branco sentada frente à sua velha amiga Singer.

“Comecei por estampar t-shirts com desenhos de catálogo de uma empresa espanhola, até que um dia tive uma ideia: e se eu criar os meus próprios desenhos? Hello??” E foi depois dessa manifestação divina que decidiu registar a alcunha, TrüSka, como a sendo a sua marca. Começou a criar desenhos inspirados em Portugal e na nossa cultura. “O primeiro desenho foi o meu coração português, a minha interpretação do coração de Viana!” Atrás do coração veio o Eléctrico 28, os símbolos portugueses, o Eléctrico de Sintra, a Nau Portuguesa. Estes trabalhos com a nossa alma viajaram para os 4 cantos do Mundo. Não há turista que não resista aos seus desenhos.

“Desde sempre que peço aos meus clientes para me enviarem fotos a usarem o meu trabalho nos locais onde moram! E recebo as fotos mais incríveis do mundo inteiro! É mesmo muito gratificante.”

Ai que as miúdas têm de comprar uma t-shirt e tirarem uma selfie no Farol de Santa Marta, ou no Museu Conde de Castro Guimarães, ou no Borboletário do Parque Urbano de Rana. Queremos fazer parte do álbum no Facebook que a Patrícia chama de Amigos da TrüSka. “É com muito carinho que o faço, e quando estou assim mais em baixo (acontece aos melhores) vou àquele álbum, e fico logo com as energias repostas.”

Por sempre gostar do contacto com as gentes, a Patrícia começou a participar em mercados.
“Entretanto, tudo mudou! Em março de 2020, a pandemia forçou-nos a parar e a redirecionar os nossos negócios! Passou a criar, também desenhos relacionados com este momento que atravessamos. “Porque uma mente criativa é mesmo assim, nunca para.” Como eu te entendo!!

Começou por criar algo que transparecesse aquilo que sentia. “Esta pausa nas nossas vidas frenéticas está a ser uma lufada de ar fresco para o planeta, que aproveita para recarregar baterias.” E assim nasceu a Charging, Please Wait Design.

“Depois, em parceria com a Cristina da www.girly-things.com, uma amiga do coração e uma grande designer, criámos a t-shirt Anti-Social Social Club. Ela desenha e eu estampo as t-shirts!”

Aqui está a Patrícia com a sua cara-metade e partner in life, o Sérgio Sousa. Vestem t-shirt cinza e preta. Mas este modelo unissexo também existe em branco. Os tamanhos vão do XS ao XXL!

Mas esta talentosa miúda (espero que não te importes que te chame de miúda… és cá das nossas), também já se dedicou a desenvolver desenhos de cidades. A ideia surgiu em 2014, depois de uma visita a um mercado em Londres. Sobre isto já tivemos uma conversa. E Cascais? Temos de voltar a conversar!

A primeira cidade foi Londres. Depois regressada a Portugal fez as cidades do seu coração:
Lisboa, Oeiras e Évora! Os seus seus desenhos transformados em peças grandes em 3D, com a ajuda de uma empresa que sempre a apoiou www.proeasydesign.com

E os postais? Fiquei apaixonada. Acreditem que é muito fashion escreverem postais da Trüska à malta amiga! 

Espero que tenham gostado de conhecer a Patrícia Trüska! Vejam algumas das suas peças mais icónicas já a seguir e depois comecem a segui-la. Pode ser?

Pregadeiras. A Patrícia adora experimentar cores diferentes. São lindas, não são?

Com a t-shirt do Elétrico

T-shirt com os símbolos portugueses. Existe, também a versão babygro para mãe e bebé andarem a fazer pandã

Lisboa ao peito e babygros fashion para os pequeninos

Se tiveres uma ideia gira na cabeça, a Trüska pode ajudar-te a concretizá-la numa sweat, numa t-shirt ou num saco. Tens aqui um exemplo – O Futuro é Vegan Design. Ela gostou tanto da ideia que fez uma para ela.

Podes seguir a Trüska aqui:
Loja online: www.truska.pt
Facebook: www.facebook.com/TruSkaDesign
Instagram:
www.instagram.com/truskadesign

Na moda com… volta em breve.

Rosarinho

  • Reply
    TrüSka
    Novembro 5, 2020 at 2:40 pm

    Muito obrigada a vocês > por me fazerem sair da minha conchinha ❤️ Bjs 💋💋

  • Reply
    Rosarinho
    Novembro 7, 2020 at 7:27 pm

    Querida Patrícia,
    Sair da conchinha é tão bom!
    Beijinhos

Escreve aqui o teu comentário

Parcerias