Ideias até ao infinito

Gaudio’s, a poesia ilustrada

Outubro 22, 2020
Gaudio's Design

Conheci o Alexandre recentemente, mas o seu trabalho foi-me apresentado pela minha amiga Carla Silva quando, pelo meu aniversário, há dois anos, me ofereceu uma tote bag cheia de poesia. Depois disso, recebi mais duas ilustrações, que hoje brilham na minha galeria privada (aka o corredor cá de casa), comprei  duas tote bags e agora estou apaixonada pela sua nova criação, a Rainha Santa Isabel. Mas foi após o confinamento que conheci pessoalmente o Alexandre, numa feirinha em Oeiras, junto à Igreja Matriz. Acho que este nosso encontro foi abençoado. Se já era fã do seu trabalho, agora tornei-me admiradora da pessoa.  Para além de ser o criador da marca Gaudio’s Design, o Alexandre é tão poético e maravilhoso, quanto as suas ilustrações. Vem conhecê-lo, e prepara-te para um Giveaway no nosso Instagram.

A entrevista a um talentoso ilustrador, excelente comunicador e alma sensível.

O Alexandre Gaudêncio é…
Alguém que é feliz, mas que pode sempre, ainda, ser mais feliz. A felicidade vem de pequenas coisas que se tornam grandiosas, até de um pequeno traço desenhado numa qualquer folha de papel.

Gaudio’s Design surgiu quando…
Surgiu em 2014, quando voltei a ter tempo para olhar para a ilustração de uma forma diferente, quando fui buscar o meu sonho de menino…

O teu processo criativo…
Desde sempre rabisquei, em lugares mais indicados e outros menos corretos. Desenhava nos livros da escola, cadernos e até mesmo em qualquer papel que apanhava e para o fazer bastava estar com um lápis, caneta… E tudo surgia.

As personalidades e personagens ilustradas nas tuas peças são escolhidas por ti ou pela procura do público?
Apenas desenho o que gosto. Claro que junto o meu cunho pessoal versus a ideia versus a personagem ou algo identificativo. Quase coincidentemente ou involuntariamente, algumas personagens são as mais procuradas, pelo carisma, pela mensagem transmitida. Mas o facto de ser algo bem pessoal, torna- as diferentes e apreciadas (felizmente!!!).

Que peças gostas mais de ciar?
Ilustração e depois logo se vê.

Uma história curiosa à volta do teu trabalho.
Uma adolescente, no Chiado, veio ter comigo e disse-me: “posso perguntar-lhe algo?”, respondi afirmativamente. Pensei que procurasse alguma indicação de um lugar, mas… Perguntou-me se era o Alexandre Gaudêncio, respondi que sim e disse-me que seguia o meu trabalho via Instagram. Agradeci completamente corado!!! Mas feliz!!!

Parece-nos que o Fernando Pessoa é personalidade mais representada nas tuas peças.
Adoro grande parte dos seus poemas e da figura de Fernando Pessoa, foi a junção de ambas as características muito pessoais.

Tens uma nova ilustração dedicada à Rainha Santa Isabel.
A beleza das lendas cria inspiração. Estive em Coimbra há pouco tempo. As duas são as origens da minha paixão. Dupla inspiração!!!

Gaudio's Design

Se tivéssemos a ousadia de te pedir que criasses uma peça inspirada nas miúdas do Armazém, como seria?
Seria algo misterioso, algo entre frases, poemas e cores cheios de rabiscos.
(Alexandre, gostámos da ideia, só para que saibas!)

Tens em ti todos os sonhos do mundo?​
“Se tenho de sonhar porque não sonhar os meus próprios sonhos” esta é a minha resposta com outra frase de Fernando Pessoa. Mas sim tenho todos os sonhos do mundo e de um universo mais além.

Gaudio's Design

Se gostaste de conhecer o Alexandre Gaudêncio e o seu trabalho podes e deves segui-lo no Instagram, e no  Facebook, assim, para além de saberes onde o podes encontrar, ficarás a par de todas as suas novas criações. Fica, também, de olho no Instagram das miúdas porque temos um presente do Gaudio’s para te oferecer. Só tens de tentar a tua sorte no Giveaway que vamos lançar na sexta-feira.

Rosarinho

Guadio's Design

  • Reply
    Lola
    Outubro 23, 2020 at 3:26 pm

    Conocí a Alexandre hace unos años en Lisboa,en una feria.Me gustaron mucho todos sus trabajos y tengo varias cosa suyas.Desde entonces,mantenemos una buena amistad.Gran persona y gran artista.

  • Reply
    Rosarinho
    Outubro 28, 2020 at 8:41 am

    Lola,
    Obrigada pelo teu comentário! Concordamos totalmente contigo.

Escreve aqui o teu comentário

Parcerias