Ideias para a agenda

O Mundo dos livros, by Anna

Agosto 18, 2020
O mundo dos livros, by Anna

Um Homem Chamado Ove
Frederik Backman

Após uma breve ausência é bom estar de volta ao Armazém de Ideias Ilimitada e a uma nova normalidade a que nos estamos ainda a habituar. Nestes tempos de incerteza, queria dar-vos a conhecer um livro que li recentemente e que gostei tanto que não podia deixar passar. Um livro que nos deixa bem-dispostos, de leitura ligeira e que vem mesmo a calhar para os dias de calor.

Narrado na terceira pessoa, Um Homem Chamado Ove intercala o presente do protagonista, Ove um viúvo de 59 anos, com recordações do seu passado, de adversidades que lhe aconteceram e dos caminhos que decidiu tomar na sua vida, muitas vezes equivocados e irremediáveis.

Esta é a história de um homem muito rabugento, mas, no fundo, bom e amável, que após a morte da mulher, Sonja, e de uma reforma antecipada, decide pôr fim à vida. No entanto, Ove é um homem demasiado ocupado para suicidar-se, pois cada uma das suas tentativas é frustrada por algum vizinho incompetente que precisa de ajuda.

O autor sueco Frederik Backman, com uma escrita deliciosamente simples, criou um protagonista único e adorável. Um homem sempre mal-humorado, mas com uma personalidade complexa e fascinante que vai dar lugar a uma infinidade de cenas cómicas, evoluindo ao longo da trama.

Um Homem chamado Ove conta, também, com uma interessante mão-cheia de personagens secundárias, caricaturas representativas da nossa sociedade. Entre elas destacam-se Parvaneh, a sua nova vizinha vinda de outro país, Jimmy, um jovem viciado em novas tecnologias e doces, e as inesquecíveis Anita e Rune. Todas elas interagindo entre si e criando um sem-fim de episódios hilariantes que vão arrancar, sem dúvida, umas fortes gargalhadas.

Grande parte desta história decorre na urbanização onde Ove reside. Ali, vê-se obrigado a relacionar-se com novos e antigos vizinhos, que o vão ajudar a ver a vida de um outro modo. Tudo isto vai acontecer em forma de humor, mas um humor inteligente, delicioso e até um pouco extravagante.

Este foi um livro que me surpreendeu positivamente, porque é absorvente e inspirador. Um emotivo relato sobre a vida e a morte que nos convida a viver e a desfrutar da vida, com um toque de humor agridoce. É, sem dúvida uma história, para todos os públicos. Tanto os adultos quanto os mais jovens vão tirar partido das peripécias deste senhor, tão peculiar.

Com uma escrita sincera Backman demonstra um inegável talento para a comédia e o drama.
Um Homem Chamado Ove é um romance comovente, que conta com personagens inesquecíveis e um enredo emotivo. O autor soube criar uma novela divertida e inspiradora. Lê-se com facilidade e permanece na nossa memória muito depois de terminarmos a última página. Uma história fresca, divertida e sensível que nos mostra como o amor e a bondade podem ser encontrados nos lugares mais inesperados. Uma leitura imprescindível nos dias de hoje.

Boas leituras e bom verão!
Anna

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias