Ideias até ao infinito

Como me tornei uma novel autora

Julho 10, 2020
Como me tornei uma novel autora

Vou contar-te uma história. 
Não é a que contei na antologia Palavras Orientadas, Histórias Encontradas, mas sim a que me levou até este momento de felicidade literária! Queres saber como encontrei “A Fuga“, o meu miniconto presente neste livro?  Aqui está a história de como me tornei uma novel autora.

Livro Palavras Orientadas, Histórias Encontradas

Tudo começou há um ano quando a Laura Mateus Fonseca me convidou para frequentar o seu workshop de escrita criativa, no Museu do Oriente. Foi um dia intenso cheio de aprendizagens e de muitas histórias contadas no caderno que levei comigo. Na reta final da formação, e depois de ela ter ouvido todos os textos que escrevemos, desafiou-nos a participar nesta breve antologia que acabou de sair da gráfica. Nunca me passou pela cabeça que regressaria a casa, depois daquele workshop, com o coração tão cheio de felicidade e de letras. É que para além desta minha participação em Palavras Orientadas, Histórias Encontradas, ao lado de 8 novel autores, a Laura desafiou-me a escrever um livro. A sério? Disse-me que tinha gostado dos  meus minicontos, produção de um dia perfeito num local tão inspirador. Enquanto percorri a marginal, naquele final de tarde, viajei até à minha adolescência, quando tinha um sonho. O de ser escritora. 

escrever um livro

Tu que me lês, aqui, já percebeste que amo escrever. Este amor tem muitos anos. Em adolescente escrevia histórias policiais com as minhas amigas. Eram momentos de grande produção criativa. Também gostava de arriscar em grandes mistérios e histórias de amor. Quando me casei, escrevi o diário da minha lua de mel e depois houve uma pausa, talvez necessária, para amadurecer. Este não é o primeiro conto que vejo publicado. Talvez seja o primeiro de uma nova fase da minha vida. Eu sonhava ser escritora. Agora tenho quem me diga que posso ser. Gosto de me intitular autora. Autora do meu próprio sonho. Este blog é a manifestação mais pura e genuína desta minha paixão pelas letras. E o miniconto, “A Fuga” é o início da minha caminhada enquanto nova autora. Sei que agora é o meu momento. A Laura da PALAVRA Editora acredita em mim e naquilo que escrevo. O meu primeiro livro terá a chancela desta editora independente, que dá voz a todos os que têm um sonho como o meu. Prometo dedicar um post à PALAVRA, o novo projeto editorial que ainda vai dar muito que falar.

Palavra Editora

O livro Palavras Orientas, Histórias Encontradas não terá direito a festa de lançamento, porque os tempos em que vivemos são de afastamento social. Mas nada me impede de abrir uma garrafa de vinho e celebrar cada conto deste livro. A Laura Mateus Fonseca orientou as palavras e nós, numa visita guiada ao Museu do Oriente, encontrámos as nossas histórias. Encontrámos a porta que nos deu asas. A nossa formadora e editora escreve na sua nota introdutória “Todas as histórias são boas para contar”, neste livro encontras 9, todas elas bonitas, todas elas ilustradas pela mão de Virgílio do Rosário. 

Este livro contou com o apoio do Museu do Oriente e estará à venda na sua loja. No entanto, se quiseres receber um com o meu autógrafo (deixa-me viver este momento superstar) é só dizeres, que já comprei uma caneta cheia de estilo e estou a treinar as dedicatórias. Talvez aconteça uma sessão de autógrafos minimalista, organizada pelo Colectivo 71.86.

Agora vou fazer como a personagem do meu miniconto… vou atravessar a porta sem olhar para trás. Não estou a fugir como ele, estou a ir ao encontro do meu propósito.

Rosarinho

Livro Palavras Orientadas, Histórias Encontradas

  • Reply
    Antonii da Silva
    Julho 14, 2020 at 7:25 pm

    Boa tarde
    Gostei desta tua apresentação. Tens estilo de escritora e tens também a capacidade da criação dos teus e nossos contos. Nossos, porque ao escreveres e publicares passam a ser dos teus leitores.
    Continua…
    Bj

    • Reply
      Rosarinho
      Julho 15, 2020 at 9:28 am

      Muito obrigada pelas tuas palavras. O meu dia ficou mais colorido. Espero encontrar-te na sessão de autógrafos intimista que estamos a organizar.
      Um grande beijinho

Escreve aqui o teu comentário

Parcerias