Ideias até ao infinito

Cereais, ovos ou torradas?

Julho 2, 2020
Cereais, ovos ou torradas?

Vamos falar de comida. Pode ser? Prometo que para a semana podemos falar de livros, ou de cartas, ou de projetos lindos e fofinhos ou de bricolage. Mas hoje apetece-me escrever sobre pequenos-almoços. Atrevo-me a dizer que é a minha refeição preferida. Por isso achei que seria interessante abordar este tema, aqui, no blog, já que o Armazém é um espaço privilegiado para as miúdas falarem do que lhes apetece. Tu que já me conheces um pouco és capaz de acertar na grande pergunta: Cereais, ovos ou torradas? 

Ovos estrelados, torradas e café

Lembras-te que andei por aqui a discursar sobre chá, café e laranjada? Sou team café. Está na hora de escrever-te sobre o meu pequeno-almoço de sonho. O que eu adoro acordar num hotel algures em Portugal (sim, agora tem de ser em Portugal) e saber que à minha espera está um manjar dos deuses, um buffet de perder de vista, ou um café da manhã caseiro com sabor a bolos da avó. Eu encontro a felicidade numa sala de refeições de norte a sul do nosso pequeno e encantador país. Embora, também, encontre a dita na minha cozinha, todas as manhãs.

Frutos secos e iogurte

Cereais não, obrigada. Prefiro frutos secos, pode ser?

Há muito tempo, era eu uma criança, acordava todos os dias com Nestum ou Cerelac. Nunca fui fã de papas, principalmente quando a colherada que me punham na boca levava grumos. Aquilo dava-me vómitos. Depois reinou o leite com Nesquik e a carcaça com manteiga e queijo ou a torradas A coisa começava a compor-se, mas ainda não era o cenário de sonho.  Leite achocolatado, passava bem sem ele, no entanto a minha mãe dizia que era bom para o meu crescimento (nunca passei do metro e sessenta).  De repente isto parece um post sobre nostalgia alimentar dos anos 70 e 80. Depois foi a época dos cereais. E nessa altura instalou-se a euforia, que durou até ao final do século. Acho que provei de tudo até que percebi que o número 36 deixara de me servir. E eis que chegámos ao século XXI. Mudei. Abandonei os cereais e abracei os frutos secos. Uma pessoa não vai para nova e o metabolismo fica mandrião. Por isso passei a apostar no iogurte com fruta, coco, canela, salpicado com nozes, amêndoas laminadas ou avelãs. Gosto tanto! E o meu corpo agradece a redução de açucares. Voltei a vestir o 36.

Ovos estrelados

Ovos ao pequeno almoço? Isso era americanices…

Era! Desde que esta miúda começou a viajar e descobriu a maravilha de comer  ovos mexidos e bacon logo pela manhã, percebeu que tinha sido muito preconceituosa em relação ao povo americano. E os ingleses que comem ovos estrelados com feijão? O tal do english breakfast. Dispenso a leguminosa, faço vénia ao ovo estrelado ao pequeno-almoço. Já deves ter percebido que gosto de ingerir este alimento logo pela manhã, sim senhora! Como achas que combati a anemia? Dúzias e dúzias de ovos para dentro deste corpinho. Afinal aquela malta é que tinha razão. À minha mãe ainda lhe faz confusão eu comer ovos mexidos com bacon ao pequeno almoço, mas tenho de lhe dar o desconto, ela é da velha guarda, daquela que acreditava que ingerir laranjas à noite não era bom. Mitos e crenças que passaram dos nossos avós.  Portanto, sim aos ovos, e se forem mexidos, acompanhados com café… morri e fui para o céu.

Torradas? Com muita manteiga, por favor!

Em tempos contei-te que suprimi, em grande escala, os hidratos de carbono da minha alimentação. O pão foi um dos poucos hidratos que ficou. A minha costela Alentejana não me permite cortar relações com o pão! Só o como ao pequeno almoço, torrado e estupidamente barrado com manteiga. Um amanhecer na cozinha com café quentinho, acabado de fazer, duas ou três torradas a fumegar e a pingar manteiga para o pires é uma alegria . Abençoados padeiros e padeiras que nos colocam todos os dias pão na mesa, abençoadas torradeiras que torram, todos os dias as fatias parvamente cortadas (outra coisa que me irrita e que não coloquei na lista), abençoadas vaquinhas que dão o leite para produzir a melhor manteiga! Pode faltar o iogurte com os frutos secos, podem faltar os ovos mexidos ou estrelados, mas que nunca me faltem as torradas com manteiga. Não me queiras ver a ressacar!

Agora que já te contei as minhas preferências ao pequeno almoço partilha comigo as tuas: Cereais, ovos ou torradas? Não me digas que és team papas? Se for uma papa Maizena, pode ser.

Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias