Ideias para a agenda

Street Food by Souk, ou quando os sabores do mundo saem à rua

Junho 16, 2020

O dia era de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas o 10 de junho de 2020, aqui no nosso Armazém, vai ficar também gravado como o Dia em que as Miúdas Desconfinaram Juntas!!! ❤

Depois de quase três meses a vivermos em “cenário pós-apocalíptico”, quase numa espécie de “O Dia em que a Terra Parou” (só pelo título mesmo, claro), os astros alinharam-se, as estrelas brilharam mais forte e as miúdas conseguiram fazer um programa juntas! Sim, porque não há videochamadas, telefonemas ou áudios, etc, que superem o ESTAR com as nossas pessoas.

E que melhor desculpa do que visitar um espaço que nos é muito querido e surge agora renovado e reinventado, nesta era pós-Covid-19: A Daniela Azeredo inovou e adaptou. E o Souk – Mercado do Mundo saiu (literalmente) para a rua e deu lugar ao conceito Street Food by Souk!

Como sabes, este espaço que viu nascer o nosso Clube de Leitura – Livros à Sexta, fica em Cascais, integrado na zona que é agora conhecida como Bairro Amarelo – Restaurant District Cascais! As ruas desta zona mais antiga da vila foram cortadas ao trânsito, permitindo assim aos espaços de restauração ali presentes criarem áreas de esplanada, por forma a colmatar as dificuldades que surgiram deste tempo de confinamento.

Obrigada à querida Mariana pela foto

Street Food by Souk e uma batalha de sabores

Assim que pusemos os olhos nas ruas do Bairro Amarelo, com a estrada pintada da cor do sol, bandeiras coloridas, toldos e luzes para iluminar as noites quentes que se avizinham, os nossos olhos brilharam mais forte ainda porque revelavam os sorrisos rasgados que tínhamos por debaixo das máscaras! E avançámos, cheias de confiança, quais crianças felizes diante de algo que muito aguardaram!

As miúdas estavam cheias de vontade de experimentar as novidades da reinventada ementa do Souk, agora mais virada para aquele petisco de final de tarde e os jantares, e nem pensámos duas vezes quando, na lista, lemos Pizzas Turcas (ou também chamadas Pides), uma das novidades deste Street Food by Souk.

A Rosarinho optou pela Mediterrânica e eu escolhi a Índia. E, surpresa das surpresas, vimo-nos no meio de uma ‘batalha de sabores’ entre estas duas versões da Pizza Turca, já que o Diogo diz-nos que a equipa gostava de saber a nossa opinião para haver uma espécie de tira-teimas… até porque, apesar de renhida, parecia haver uma favorita!

Pizza Turca Mediterrânica

Pizza Turca Índia

Então, vou abrir-te o apetite: as Pizzas Turcas são sempre acompanhadas por uma salada e molho grego de iogurte. A Mediterrânica leva molho de tomate, courgette, cogumelos, barriga fumada, orégãos e parmesão. A versão Índia é composta por uma combinação de ricotta, espinafres e batatinha com curcuma. Achas que consegues decidir-te por uma, só assim pela descrição?

Por forma a desempatarmos esta ‘competição’ provámos as duas versões e a nossa reação foi quase imediata e unânime… a combinação de sabores e texturas da Índia bate aos pontos a Mediterrânica! O Diogo ficou muito contente e disse-nos que realmente a Índia já era dada como a grande favorita nesta batalha de sabores. Atenção, a Mediterrânica também é boa, e com certeza há quem prefira os seus sabores, mas aqui para as miúdas a ‘viagem’ à Índia revelou-se mais apetitosa! #AsMiúdasAprovam

Sai um brinde à Pizza Turca Índia e à chef Adriana!

Além destas duas versões das Pizzas Turcas encontras ainda na ementa de Street Food by Souk as opções Vegan e a Baba Ganoush, das quais te falaremos numa próxima oportunidade. Se preferires, podes optar por uma salada Cascais ou Marraquexe, ou pelas (também) novas baguettes Anatolia (na foto) ou Palestina.

Para a sobremesa, as miúdas dividiram um Cheesecake de Manga e Gengibre com topping de Caramelo Salgado e, deixa-me que te diga… é de comer e chorar por mais!

Baguette Anatolia

… pois, o Cheesecake de Manga e Gengibre com topping de Caramelo Salgado é tão delicioso que as miúdas nem se lembraram da fotografia

Por provar ficou aquela que a Daniela diz ser ‘a melhor Sangria de Cascais’! As miúdas são mais de um copo de vinho tinto, mas fica a promessa de que numa próxima visita faremos a prova!

Neste Dia em que as Miúdas Desconfinaram Juntas, regressámos de Cascais com uma alegria impossível de pôr em palavras, tal é o prazer que retiramos destes pequenos-grandes momentos! 

E tu já desconfinaste com as tuas pessoas?

Susana

A ‘Melhor Sangria de Cascais’, de acordo com a Daniela, porque não chegámos a provar, mas pelo que experimentámos da nova ementa, não nos custa nada a acreditar 😉

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias