Ideias à solta

Na moda com… a Kimono

Junho 12, 2020
Kimono

Conheci a Kimono no dia 13 de dezembro de 2019. A marca chegou-me a casa num embrulho. Era o meu aniversário. Sentei-me no sofá e abri delicadamente o presente. Lá dentro uma ecokibag com inspiração Frida Kahlo. Os meus olhos brilharam. Antes de abrir um outro presente, fui ao Instagram saber mais sobre esta marca portuguesa. Desde esse dia que sigo o trabalho da Joana Rasteiro, fundadora e designer da Kimono. Já há algum tempo que a queria desafiar para este Na moda com… O dia chegou!

A Joana é licenciada em Design de Moda, pela faculdade de Arquitectura de Lisboa. Criou a Kimono em 2013, baseada na sua última coleção de moda que apresentou no 3º ano de faculdade. Tinha como inspiração o molde da manga Kimono, e assim nasceu o nome da sua marca.

Só mais tarde, já decorria o ano de 2015, é que a designer sentiu que todas as condições estavam alinhadas para registar a Kimono. Por essa altura, lançou a primeira coleção, que tinha como foco a mulher. As peças adaptavam-se aos diferentes tipos de corpo.

Confesso que foi difícil, porque as minhas primeiras coleções não foram as mais bem-sucedidas, por isso mudei o foco, quando adotei a minha cadela, a Gorda (salvei-lhe a vida e faria tudo de novo).

A Gorda passou a ser a sua musa. Como não encontrava nada no mercado que lhe enchesse a vista, não perdeu tempo e começou a criar acessórios para a patuda lá de casa. As amigas viram, amaram e as encomendas sugiram. A Kimono passou a ser uma marca de design vocacionada para os nossos amigos de 4 patas. Mas a Joana não se sentia totalmente realizada.

Parecia que ainda não tinha chegado ao meu happy place.

Foi no final do ano passado (curiosamente na altura em que descobri o trabalho da Joana), que esta talentosa miúda voltou a uma das suas grandes paixões, a ilustração de moda e de pessoas. E assim nasceu a coleção de t-shirts baseada nas vilãs da Disney. Sendo ela uma apaixonada pela Friducha (como eu), começou a criar Fridinhas e segundo ela tem sido muito gratificante.

Recentemente lançou o acessório must-have para os próximos tempos – as máscaras da Era Covid-19 (tenho duas) – bem como as fitas turbante. Joana desafiou-se e apostou na lycra (que por si só é um desafio). Resultou bem! Eu que o diga, que enquanto preparo este post, tenho uma na minha na cabeça. Escrevo com muito mais estilo.

Confessa que, ao longo destes anos, sempre foi muito feliz com a Kimono. Teve altos e baixos e nunca se pôde dedicar a 100% à marca. Mas isso mudou no dia 29 de maio deste ano. Atualmente, a Joana vive única e exclusivamente da arte, da ilustração e da moda.

Não há nada mais gratificante que obter o retorno do cliente e sentir a felicidade com que fica ao receber a peça feita por mim. A Kimono numa palavra é ÚNICA.

Tenho de agradecer à minha amiga Cláudia Silva Mataloto, por me ter apresentado esta marca 100% portuguesa, num embrulho, que chegou a minha casa no dia mais bonito do ano, 13 de dezembro.

 

Fita Turbante e Mascará 80’s.
Um padrão super-fora do comum baseado nos 80’s
Quem é que não quer ser como a Jane Fonda?
O tecido é 100% algodão e de uma das casas mais antigas de Lisboa, a Ouro Têxteis

Fita Turbante - Kimono

Fita Turbante, padrão leopardo.
Uma peça que tem obrigatoriamente de fazer parte do nosso guarda-roupa
Tecido 100% algodão.

T-Shirt Cruela Cruel
A primeira da coleção das Vilãs da Disney
As t-shirts são 100% algodão pois o conforto é fundamental
 (Também podes optar por ter, apenas, a ilustração e colocá-la numa moldura)

T-Shirt Frida, da Kimono

T-Shirt Frida
A primeira t-shirt Frida. Existem dois tipos de ilustrações: as bonecas e as ilustrações mais realistas e esta é, sem dúvida, uma das mais criativas
100% algodão

T-Shirt Snow, da Kimono

T-Shirt Snow
Baseada nas duas versões da bruxa da Branca de Neve
100% algodão

T-Shirts Úrsula e Maléfica
Sim! Nenhuma delas tem olhos, é uma forma de expressão
A Úrsula é só uma das ilustrações mais sensacionais que a Joana já fez
A ilustração da Maléfica foi baseada na querida Angelina Jolie (que mulher extraordinária)
100% algodão

T-Shirt Frida em isolamento, da Kimono

T-shirt Frida em Quarentena
A Frida em Quarentena marca o período que já vivemos e que, ainda, estamos a viver
Uma ilustração sobre a nossa nova realidade
100% algodão

Fita Turbante e Camisola Oversize
A Joana gosta de algumas combinações e de padrões floridos
Criou a camisola oversize com este crepe lindo, da Ouro Têxteis
“Continuo a pensar que podemos usar todas as mesmas peças apesar de sermos todas diferentes”

Fita Turbante Frida a Musa
A Joana tem  por hábito fazer as suas ilustrações e mandar estampar em tecido de algodão.
Aqui fez diferente e apostou numa marca portuguesa, a Padrão Bê, que a ajudou a reproduzir este incrível padrão resultado da sua ilustração
Lycra de algodão

Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias