Ideias à solta

Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto

Março 3, 2020

Estás a ver aquela sensação de quando estás a pensar em mudar de carro, e até já tens uma marca e modelo em mente, e parece que a toda a hora esse mesmo carro se atravessa à tua frente?! 😉

É o que acontece este mês com esta delícia de rubrica da Cláudia Silva Mataloto. E porquê? (perguntas tu) Calma. Inspira o aroma das especiarias e observa os tons dourados do docinho que te oferecemos hoje, porque as miúdas respondem já já a seguir. É que 2020 parece o ano de ir a… Amesterdão. Se eu te disser que entre nós as duas, uma das miúdas já está de viagem marcada para a cidade holandesa e a outra tem esta cidade como uma possibilidade para as férias deste ano, consegues imaginar o nosso espanto quando soubemos que a nossa querida Cláudia ia celebrar o seu aniversário, precisamente em Amesterdão! Não perguntes porquê, mas deste lado parece-nos que 2020 é mesmo o ano para visitar esta cidade!

E, como esta viagem inspirou a Cláudia para a rubrica deste mês, as miúdas encheram-se de curiosidade e quiseram saber o que a levou a ‘cozinhar’ esta Fruta da Época!

Porquê celebrar o aniversário em Amesterdão?
Todos os sítios são bons para comemorar a vida. A ida a Amesterdão só fez deste aniversário uma data mais especial.

O que provaste por lá e do que gostaste mais?
As famosas Poffertjes. As minipanquecas holandesas que há muito tempo queria provar.

Amesterdão numa palavra.
Cheiros. É a palavra que, para mim, define a cidade.

Porquê esta receita?
Esta receita foi inspirada num livro que uma amiga me trouxe recentemente de lá, já que estas bolachas evocam exatamente um dos cheiros que trouxe de lá e me remete para memórias felizes.

O que é imperdível em Amesterdão?
O passeio de barco nos canais é imperdível.

 

Speculaas: Bolachas de especiarias

200 g de farinha com fermento
120 g de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de especiarias (canela, gengibre, cravinho, …)
1 pitada de sal
150 g de manteiga amolecida
1 colher de sopa de leite

Numa taça, misture a farinha, o açúcar, as especiarias e o sal. Junte a manteiga amolecida e envolva, com as mãos até ter uma massa homogénea. Acrescente o leite e, se necessário, mais um pouco de farinha.

Termine de amassar, até ter uma massa sólida e forme um rolo. Envolva em película transparente e leve ao frio, pelo menos 2 horas. Retire do frio e desembrulhe. Corte às rodelas e disponha num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido, a 170 ºC, cerca de 15 minutos, até estarem douradas.

Cláudia Silva Mataloto

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias