Ideias para a agenda

Sophia na Biblioteca

Fevereiro 13, 2020
Exposição "Quem Era Sophia?"

Mas afinal “Quem era Sophia?

A resposta está na exposição de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, no âmbito do centenário do seu nascimento, que a Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana tem patente até dia 21 de fevereiro.

A mostra inspirou-se no livro “Quem era Sophia?”, da coleção Grandes Vidas Portuguesas da Imprensa Nacional Casa da Moeda. Esta biografia, com textos de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi ilustrada por Sara Feio. E foram essas ilustrações que ganharam asas e preencheram de poesia a sala de exposições.

Com um forte enfoque na obra infantojuvenil desta ilustre mulher, a primeira a receber o Prémio Camões (1999), a exposição revela mais umas curiosidades colocando Sophia na Biblioteca de uma forma surpreendente.

Quem era Sophia?

Sabias que esta mulher notável, uma verdadeira referência cultural do nosso país, residiu em Cascais, na Rua da Saudade? Na exposição podes ver o processo de obra  particular de 1898 da casa (cedido pelo Arquivo Histórico de Cascais), onde a nossa Sophia residiu durante um breve período, decorria o ano de 1947. E foi nessa altura que se tornou leitora do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães. Podes ver esse registo num livro encantador amarelecido pela passagem dos anos.

livro de registos do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães

Entre outras curiosidades tens acesso a uma entrevista que a autora de “O Cavaleiro da Dinamarca” deu à revista Flama (1968), bem como um artigo da Revista Visão (1995). Tesouros do século passado que a Biblioteca mostra ao público e que enriquece, ainda mais, esta homenagem. 

Revista Flama

O mar que Sophia tanto amava também está presente na exposição através dos olhares e sentires das crianças do CATL IDEIA Outeiro, que no ano letivo 2018/2019 envolveram-se com a “(re)descoberta e exploração da obra de Sophia”. Alguns personagens da obra “A menina do mar” ganharam vida através de crochet, costura e criações artísticas com diferentes técnicas mistas.

Quem era Sophia?
Quem era Sophia?

Quando terminares a tua visita, e se fores leitor da Biblioteca de São Domingos de Rana vai até à sala de leitura e pergunta se têm algum exemplar do livro disponível.  Se tiverem leva-o contigo para casa e descobre um pouco mais sobre esta nossa grande personalidade feminina. E não te intimides por o livro ser pensado no público infantojuvenil.

Quem era Sophia?

Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias