Clube de Leitura - Livros à Sexta

Book Party 2020

Janeiro 21, 2020
Book Party

A ideia surgiu. Era preciso ganhar coragem para desafiar a Joana Clara e os seus livros debaixo da asa.  Tudo começou quando as miúdas se lembraram que seria muito giro organizar um encontro de clubes de leitura. A ideia transformou-se numa mensagem e depois numa primeira reunião no local que acabaria por acolher a nossa Book Party 2020. Escrevo isto com um grande sorriso no rosto.

Book Party 2020

Os clubes de Leitura “Um Livro Debaixo da Asa” e “Livros à Sexta” juntaram-se numa reunião descontraída na Casinha Boutique Café, para delinearem o programa do então apelidado “Encontrão”  (nome carinhoso, sugerido por Gonçalo Porfírio – manager do projeto Um Livro Debaixo da Asa). Ou seja um grande encontro de book lovers. A estas cabecinhas loucas juntou-se o Colectivo 71.86 que deu um toque de Midas no que diz respeito à organização desta grande festa. Foi um momento que se escreveu a caneta de tinta permanente, porque lembranças, assim, permanecerão para sempre na nossa memória.

Book Party 2020

Quando começámos a estruturar a Book Party fizemos voos loucos e saltitámos de nuvem em nuvem.  Disparámos ideias para todos os lados e até fomos ‘às cavalitas do vento’ da Joana. Era o entusiasmo no seu esplendor. Mas depois a Sandra Marques Augusto (Colectivo 71.86) chamou-nos à Terra.  E nós aterrámos com a certeza de que não precisávamos de tantos foguetes, purpurinas douradas e serpentinas multicolores para celebrar uma paixão que unia tantas pessoas que conhecíamos e que já faziam parte dos nossos clubes de leitura.

Assim, num momento que reuniu quem lê, quem escreve e quem edita, celebrámos os livros, os 11 anos de nosso blog e um 1 ano do Clube de Leitura da Joana Clara. Tivemos um brunch, sorteios – obrigada Porto Editora, obrigada Dona Flor Café & Bistrô, obrigada Colectivo 71.86 – houve bolo de aniversário, um coro afinado a cantar os parabéns e até as velas “teimosas” se apagaram. Houve uma doação de livros para a Livraria Déjà Lu (mais de 100) – gente linda! Que corações generosos! E depois aconteceu poesia.

Recebemos na nossa festa a Isabel Nery (obrigada RG Livreiros), autora da primeira biografia da grande Sophia de Mello Breyner Andresen. Que emoção foi recebê-la. Que bom foi conversar com ela. Obrigada Isabel por ter partilhado com o grupo um pouco do seu trabalho, um pouco de si e da sua visão enquanto autora. Falou-se que as sessões de poesia geram trocas, acho que posso escrever que a nossa tertúlia também. Mas tivemos uma outra convidada muito especial e uma amiga das palavras. A Laura Mateus Fonseca, uma experiente mulher ligada ao mundo editorial português e que agora abraçou a aventura de ter a sua própria editora. Por aqui, adoramos pessoas que não têm medo de arriscar e que acreditam que neste mundo ainda há terrenos para semear as suas paixões.

E antes de terminar este post, que daqui a pouco vira romance, quero agradecer a quem esteve presente: a vocês book lovers que se juntaram às miúdas, à Joana, ao Gonçalo e à Sandra. A vocês que nos conheciam de outros encontros literários e a vocês que apareceram pela primeira vez! 2020 não poderia ter começado de outra forma. O vosso entusiasmo contagiante e a vossa energia deixaram-me de coração derretido.

Book Party 2020

Quando dois Clubes de Leitura se juntam para viver um dia dedicado aos livros, a última página escreve-se com um “… e viveram felizes para sempre”. ♥
Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias