Clube de Leitura - Livros à Sexta

O Natal de Livros à Sexta

Dezembro 17, 2019

Ho!Ho!Ho!

Já ‘cheirava’ a Natal no último encontro do Clube de Leitura – Livros à Sexta e, apesar de, na mesa, não haver rabanadas, filhós e bolo-rei, no Dona Flor Café & Bistrô partilhámos o “Peso” das leituras que preencheram os nossos dias até à passada sexta-feira, dia 6 de dezembro. Ou não fosse este o tema que nos levou a mais um final de dia à volta dos livros!

Mas?! O quê? O Pai Natal surpreendeu-nos e no seu (gigante) saco de presentes trouxe um bem especial para o sapatinho do Clube de Leitura! Os leitores viram as miúdas ‘desembrulharem’ este bombom natalício: uma nova parceria com a RG Livreiros, uma livraria do comércio tradicional da vila, que tem na pessoa do Ricardo Gomes o seu ‘homem do leme’! O Ricardo esteve connosco e contou um pouco da história deste seu projeto, que iniciou com um sócio, há cerca de 6 anos, mas que atualmente dirige sozinho, e que surgiu de uma vontade de criar uma comunidade em volta dos livros, transformando a livraria num espaço onde se criam relações. E confirmas isto assim que pões um pezinho na RG Livreiros! Gratas por te associares a nós, Ricardo!

Como assim?! Outro presente! O Pai Natal excedeu-se este ano! Ou talvez as miúdas se tenham portado tãaaao bem que ele resolveu trazer-nos dois presentes de Natal! ‘Rasgámos’ o papel de embrulho e lá dentro estava… o Carlos Lopes, o fotógrafo ‘oficial’ do Clube de Leitura – Livros à Sexta! É verdade miúdas e miúdos, a partir de agora, temos de estar ainda mais no nosso melhor porque vamos estar na ‘mira’ da câmara do Carlos! Obrigada por teres aceitado esta loucura que as miúdas já andavam a ‘pedir ao Pai Natal’ há algum tempo, Carlos!

Só que as prendas não ficaram por aqui. Não! Ãh!Ãh! Surpreendentemente, quase todas as personagens do Natal nos fizeram uma visita ”de Peso”!

No trenó puxado pelas Renas, que vieram diretas de Bruxelas para Cascais, chegaram-nos as escolhas do Carlos Jerónimo e da Vanessa Casais, que não quiseram deixar de participar nesta partilha. E se o Carlos ‘atacou gigantes’ ao lado do cavaleiro andante “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, já a Vanessa deixou-se ‘apaixonar’ (pela 3.ª vez!!!) pela “Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera. 

E como esta é uma quadra de grande azáfama, os pequenos Duendes, que dão uma enorme ajuda ao velhinho das barbas, procuraram a Marisa Pedroso que os levou a descansar um pouco desta ‘pesada’ tarefa “Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei”, de Paulo Coelho.

Com o ambiente a respirar alegria e amizade, fomos visitados pela Estrela de Belém, que trazia de presente ‘alguém’ que já visitou este Clube de Leitura, noutras quadras… “Uma Amiga Genial – História de Quem Vai e de Quem Fica”, volume 3, de Elena Ferrante, foi a escolha da Dora Bagorro, que (tal como esta miúda) tem curiosidade de saber como termina esta história de amizade.

Logo de seguida, o clima adensou-se e tornou-se ainda mais ‘pesado’, pois, qual frieza de Ebenezer Scrooge, o Clube de Leitura foi invadido pelo ‘Peso’ e dureza de uma investigação criminal quando entrámos na “Floresta do Mal”, de M.J. Arlidge, escolha da Isabel Ganilho (que adora policiais!).

Só que aquela sexta-feira ‘gritava’ Natal por todo o lado e os Reis Magos acharam que nada combinava melhor com o ambiente que ali se vivia do que… comida! Baltazar, Belchior e Gaspar encontraram-se com a Esmeralda e disseram-lhe para nos trazer “Histórias e Curiosidades Gastronómicas”, de José Quitério, “Sabores com História”, de Maria de Lourdes Modesto, e “Semear Sabor, Colher Memórias”, de Fátima Moura e Justa Nobre. Afinal, uma gastronomia de ‘Peso’, nas suas palavras!

Já sem qualquer ‘Peso’ na consciência, a Fátima deu de caras com os Anjinhos do Natal que lhe contaram alguns ‘segredos’… como “Sumos Com Segredos” e “Manhãs Com Segredos”, ambos de Samantha McMurry, e ainda lhe revelaram “Como Vencer a Fome Emocional”, de Teresa Branco.

E, numa noite que até se revelava amena, eis que fomos surpreendidos pelo Boneco de Neve, que, depois de a Joana ter ‘perdido’ “A Gorda”, de Isabela Figueiredo, que era a sua primeira escolha tendo em conta o tema, lhe sugeriu que nos contasse “Uma História para o Futuro – Maria de Lourdes Pintasilgo”, de Luísa Beltrão, biografia de uma figura de “Peso” da sociedade portuguesa. Houve ainda tempo para revelar que também já leu uma outra saga de ‘Peso’, a trilogia “Millennium”, de Stieg Larsson (querooooo!).

O Menino Jesus levantou-se das palhas para fazer uma revelação, não a uma, mas a duas leitoras do Clube de Leitura – Livros à Sexta, e ajudou a Sandra (bem-vinda!) e a Rosarinho a descobrirem a Amélia nas 1080 páginas de “Diz-me Quem Sou”, de Julia Navarro. Um livro de ‘Peso’, meeeeesmo!

De repente, o ambiente voltou a adensar-se e o ‘ódio’ ao espírito do Natal pareceu invadir a sala… Aaaah, mas esperem, afinal, era só o mesquinho do Grinch que colocou o ‘Peso’ de uma história como “O Tatuador de Auschwitz”, de Heather Morris, na sacola da Rosa.

O encantamento pelo espírito do Natal regressou à sala, com a ajuda do Jack Skellington, que fez esta miúda tirar da cartola “Quando Deus Era Um Coelho”, de Sarah Winman, uma história de família, amor e amizade, onde o ‘Peso’ da passagem do tempo e dos segredos nos vai revelando a vida de dois irmãos.

Já a terminar, só nos faltava mesmo reunir em volta da Árvore de Natal, debaixo da qual a Catarina Vitorino tinha embrulhado o ‘Peso’ do ter, da “Utopia”, de Sir Thomas More, e o ‘Peso’ que a escolha dos nomes pode ter nas “Mulheres Nascidas de Um Nome”, de Claudio Hochman.

Entre partilhas e histórias, e as deliciosas iguarias do Dona Flor Café & Bistrô, e como as miúdas adoram deixar-se envolver pelo espírito do Natal, praticámos o ‘desapego’, como já havíamos feito no Natal passado, numa troca de livros, mas também sorteámos alguns miminhos…

Oferta das miúdas, a Sandra e a Isabel ganharam umas lindas capas de tecido, handmade pela D. Palmira (sogra da Rosarinho), para proteger os seus livros; cortesia da RG Livreiros e pela mão do Ricardo a Esmeralda recebeu “A Guerra do Fim do Mundo”, de Mario Vargas Llosa, e a Joana “Jerusalém”, de Mia Couto; da Porto Editora foram a Dora e a Marisa Pedroso as contempladas, com “A Rede de Alice”, de Kate Quinn, e “Lá onde o vento chora”, de Delia Owens, respetivamente; e, finalmente, oferta da querida Helena Magalhães, convidada do anterior encontro Livros à Sexta, a Fátima irá receber um Book Journal by Magapaper, para tornar as suas leituras ainda mais completas!

Isto é que foi! Afinal…

It’s Christmas!

P.S.: O próximo encontro está agendado para 17 de janeiro, pelas 19h, e todos são bem-vindos! E o tema vai levar-nos todos a ‘viajar’ até à… China!

Para os sorteios, as miúdas contaram com a preciosa ajuda do João 🙂

A Dora foi uma das contempladas com a oferta da Porto Editora

O Ricardo Gomes, da RG Livreiros, também deu uma ‘mãozinha’ na hora de sortear as suas ofertas…

Um Book Journal idêntico ao que a Fátima irá receber, da Magapaper… este é o meu 🙂 

Detalhes

O grupo de pessoas lindas que têm ajudado a fazer crescer este nosso Clube de Leitura – Livros à Sexta 

Reservámos um tempinho para falarmos de ‘um abraço’ que as miúdas receberam do outro lado do Atlântico ❤
#eusouamandalopes

Tartine de cogumelos, uma das delícias do Dona Flor Café & Bistrô

Miúdas felizes! ❤

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias