Ideias à solta

Vestir Com Talento, by Maria Ventura

Novembro 29, 2019
Vestir com Talento

A Shanna Boutique desafiou-nos a conhecer as propostas para esta estação, peças da Vero Moda e da marca portuguesa Nakuro. Nós fomos, mas desta vez quisemos inovar e propusemos um Vestir com Talento diferente. Já que as miúdas são grandes adeptas do comércio local, resolvemos desafiar o fotógrafo Luís Bento e saímos para a rua. Fomos fotografar os looks em algumas das lojas de Cascais que por várias razões foram selecionadas para serem o cenário deste Vestir com Talento. A nova estação está carregada de apontamentos diferentes que dão um refresh a looks antigos. A pele (falsa) está de volta e em vestidos compridos fica top! Os anos 80 também foram uma grande fonte de inspiração para a temporada AW2019/20. E parece que as miúdas adoram! Mais uma vez a Rosarinho vestiu a pele de modelo fotográfico e andou a divertir-se num final de tarde de outono.

Deixo-te a sugestão de vários looks num patchwork de histórias escritas pela Rosarinho. Ela inspirou-se nas lojas que visitou e fez o match perfeito entre outfit e espaço físico. Espero que gostes.

Nova coleção outono inverno na Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cacsais
Nova colação outono inverno da Shanna Boutique, em Cascais

Num dia frio de outono refugiei-me num lugar que me abraça. Um lugar onde sou muito feliz. O espaço que acolhe o nosso Clube de Leitura Livros à Sexta. O Dona Flor Café & Bistrô foi um dos espaços comerciais de Cascais que recebeu a sessão fotográfica deste Vestir com Talento. Os vestidos midi são muito apreciados pelas miúdas do Armazém. Românticos, elegantes, vintage… Fazem-nos sentir estrelas de cinema. Neste look o casaco de pelo branco acrescenta um ar misterioso, não acham?

Nova coleção outono Inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais

Uma visita, “uma paixão secreta”. Desci a rua, virei à direita e fui atrás da raça portuguesa – A Cavalinho Cascais. No interior da loja, a Sandra recebeu-me com um sorriso maior que o mundo e eu perguntei-me como é que nunca tinha entrado naquele espaço. Um espaço que privilegia o que é Português. A Cavalinho utiliza como método de produção o fabrico artesanal. O design e produção são realizados em portugal a fim de garantir um acabamento apurado. Procurei nas prateleiras a mala que faria o match perfeito com o look pensado pela Maria Ventura. O casaco de quadrados oversize pedia uma Pony’s Bege. Adorei o outfit. Eu que até nem sou fã de amarelo senti-me muito elegante com esta blusa. Foi uma sessão fotográfica de excelência. Despedi-me da Sandra, prometi voltar. A Cavalinho passou a ser a minha “paixão secreta”.

Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais

Sou uma louca por artigos de papelaria. E foi nesta loja que comprei o meu primeiro caderno pontilhado para iniciar a aventura em Dot Journaling. Lembro-me que na altura tive uma dificuldade enorme em encontrar o caderno perfeito. Fui a muitas lojas, procurei em muitas prateleiras, desesperei e depois percebi que o que procurava sempre estivera perto de mim. Na Avenida Valbom, numa loja linda chamada Griffe encontrei um caderno dourado de páginas pontilhadas que trouxe para casa e onde comecei a arte de organizar a minha vida. E não é que estou outra vez de amarelo? Mas nesta loja fica tão bem! Sou mais uma cor no meio de tantos arco-íris. A Maria Ventura acha que estas calças de ganga azul escura ficam mesmo bem com a malha e até sugere um blazer preto ou aquele oversize aos quadrados das fotografias anteriores. Ela segredou-me ao ouvido que é um look fantástico para o trabalho.

Nova coleção outono Inverno na Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção Outono Inverno na Shanna Boutique
Nova coleção outono inverno na Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção Outono Inverna da Shanna Boutique em Cascais

Ao que parece este é um look casual. T-shirt branca, casaco preto e calça nude. A Maria Ventura disse-me que poderia ter colocado um colar ou brincos statement . Por acaso até concordo… seria quase uma homenagem a Frida Kahlo. Acreditas que assim que entrei na RG Livreiros o primeiro livro que vi foi o último romance sobre esta mulher que admiro? Abracei-me a ele quase esqueci o Luís Bento que esperava por mais uma pose da miúda. Desculpa Luís mas fotografar na RG Livreiros não foi fácil porque facilmente me perdi de amores pelas capas, pelos títulos, pelos autores dos livros que vivem temporariamente neste espaço que adoro. Aqui sou sempre bem recebida. Todos os meus desejos literários são realizados. Impressionante como uma pessoa se sente aconchegada no meio de tantos livros. Perco-me. O tempo cristaliza enquanto leio um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.

nova coleção outono inverno Shanna Boutique Cascais
nova coleção outono inverno da Shanna Boutique cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique cascais

Quando soube que íamos fotografar na florista Malmequer Mentiroso imaginei-me logo no cenário de My Fair Lady. Eu, tal qual Eliza Doolitle, mas na versão dama, depois de Henry Higgins me ter ensinado a falar bom português. Com este vestido (maravilhoso…. A minha peça favorita!) nunca poderia ser a pobre rapariga que vendia flores nas ruas de Londres. Esta seria já uma versão sofisticada, dona de uma florista e pronta para um evento da alta sociedade. A Maria Ventura confessou-me que este vestido comprido a imitar pele, para além de ser uma das grandes tendências desta estação, era a aposta perfeita para fazer sucesso entre tantas flores diferentes e coloridas. Podia ter sido oferecido por Higgins, verdade? E eu até acho que a Audrey Hepburn era lady para usar este vestido, colocar uma lenço na cabeça e sair num descapotável pelas avenidas de Cascais, com um ramo de gerberas amarelas.

Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique em Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais

Quando era miúda lembro-me de ir com a minha mãe e a minha irmã comprar lãs e linhas de crochet a uma loja que havia em Cascais, no largo de Camões. Nessa altura faziam-se muitas camisolas, casacos, mantas e cachecóis. A minha mãe era perita em crochet, já a minha irmã dominava a lã com as agulhas de tricotar. Eu também aprendi a fazer uns pontos, mas tudo muito básico. Nunca tive jeito para trabalhos manuais… nem paciência (acho eu). Mas a ida à loja era algo que me deixava empolgada. As prateleiras dos novelos coloridos hipnotizavam-me. A The Craft Company é uma loja de velhas tradições mas com uma personalidade do século XXI. Quando entramos dificilmente temos vontade de sair e até nos apetece fazer um cachecol como o do Harry Potter. Por lá já comprei lãs para golas que a minha sogra fez com muito carinho e, também, já comprei carimbos para mimar as cartas e postais que escrevo. O look escolhido para esta loja não tem lãs nem linhas, mas tem folhos e transparências. A The Craft Company pedia um outfit romântico, já que eu adoro romancear entre novelos de lã fofinhos, botões de várias formas e feitios e carrinhos de linhas de todas as cores possíveis e imagináveis. Sem a Maria Ventura saber, conjuguei o outfit com a tote bag da loja e até acho que ficou fashion.

Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais
Nova coleção outono inverno da Shanna Boutique Cascais

As calças jogger têm sido uma das tendências dos últimos anos. São muito confortáveis. Esta malha de botões nas costas (como a amarela) coloca o ponto final num look aconchegante para dias de lareira acesa. A loja da Shanna Boutique não tem lareira mas tem muito calor humano. Tanto a Sandra como a Susana são duas miúdas que mimam as clientes, que têm sempre um sorriso sincero e uma opinião verdadeira quando saímos do provador com aquelas dúvidas a saltitar na cabeça. Compro, não compro? Fica bem, fica mal? Faz-me gorda ou faz-me magra? A verdade é que a Sandra já conhece o meu estilo e sabe quais as peças que me vão conquistar. Sabe qual o tamanho que visto e as minhas cores preferidas. Às vezes passo pela loja só para me perder em conversas, só para matar aquela saudade. Porque a Susana e a Sandra são mais do que a Shanna Boutique, são duas pessoas que admiro, por quem tenho um carinho especial. Elas amam o que fazem. Por isso quando entro na loja é como se tivesse chegado a casa de uma velha amiga, dos tempos de escola. A Maria Ventura, diz-me muitas vezes que eu sou o reflexo da mulher Shanna Boutique. Eu diria que sou uma grande admiradora desta loja de comércio local e fã das pessoas que fazem deste espaço um lugar da moda. Porque estar na moda é ser empreendedora, é seguir o sonho, é não ter medo de errar, é manter-se fiel aos seus princípios. Dia 01 de dezembro a Shanna Boutique comemora 3 anos (vai ter festa). Foi a primeira marca que acreditou em nós (as miúdas do Armazém). Estivemos na inauguração e continuamos a caminhar lado a lado, sempre, com estilo.

Este post só foi possível graças às sinergias criadas entre este grupo de pessoas fantásticas. Viva a boa vizinhança. Viva o comércio local! Obrigada: Dona Flor Café & Bistrô, Cavalinho Cascais, Griffe Papelarias, RG Livreiros, Malmequer Mentiroso e The Craft Company. Visita estas lojas e aproveita para levares para casa um presente de Natal para ti.

Rosarinho e Maria Ventura

    Escreve aqui o teu comentário

    Parceiros