Clube de Leitura - Livros à Sexta

A herança de Livros à Sexta

Outubro 31, 2019

Herança. Tanta gente que se desentende. Tanta gente que perde tempo com lutas intermináveis. O dinheiro é tramado. E a ganância consegue destruir um ser humano. Porém, pelo nosso Clube de Leitura – Livros à Sexta, a herança foi motivo de reunião à volta da mesa. A herança foi o mote para cada um de nós ler mais um livro. E na sexta-feira passada, num ambiente que já respirava a Halloween, trocámos ideias, partilhámos histórias e memórias. Herança… pode ser tanta coisa boa! A verdadeira herança guarda-se na estante lá de casa e no coração. Vou-te contar de uma forma peculiar como foi o encontro desta tribo de amantes de livros. Não estranhes. Deixa que se entranhe e tenta descobrir ao longo do texto que heranças andámos a ler… Se este post é uma travessura? Quem sabe? Afinal, hoje é dia 31 de outubro…

A Dona Flor Café & Bistrô aceitou o desafio das miúdas e vestiu-se a rigor para receber esta tribo. Na verdade, o Dia das Bruxas pode ser quando uma miúda quiser e por isso o nosso encontro teve aranhas, caveiras, abóboras e até welcome drinks negras como a noite. Na decoração, só faltou A Viúva e o Papagaio.

 
Dona Flor e Clube de Leitura Livros à Sexta

 

Dona Flor e Clube de Leitura Livros à Sexta

 

Dona Flor e Clube de Leitura Livros à Sexta

Foi com o cair da noite e com o Reflexo da Lua de Joana no céu que, com Tempo, nos sentámos à volta da mesa. A nossa convidada especial, a Helena Magalhães, falou-nos do seu mais recente livro “Raparigas Como nós“. Ler este livro foi como fazer uma viagem ao meu Diário de adolescência. Ela que é uma grande promotora da leitura em Portugal, também tem uma comunidade de book lovers no Instagram, o Book Gang e contou-nos como tudo começou. Esta será certamente uma grande herança que ela deixará para as gerações mais novas. É quase como Uma Página de Amor esta sua missão de colocar a geração mais nova a ler. Os Filhos da Droga… os viciados nos telemóveis e nas redes sociais. Hoje em dia, a maior parte dos jovens e também muita gente da minha geração vive num mundo paralelo, num mundo tão pouco real. 

Clube de Leitura Livros à Sexta

 

Raparigas como nós de Helena Magalhães

 

Clube de Leitura Livros à Sexta

A ronda das heranças começou logo após este momento tão especial. A intervenção da Helena foi inspiradora… assim como ela. Ficámos todos tão motivados que éramos capazes de fazer Portugal a Pé e deixar livros em bancos de jardim. Sentimo-nos capazes de enfrentar O Monte dos VendavaisA Matilha mais feroz e gritar a plenos pulmões que uma das maiores heranças que temos é poder ler. Para Acabar Com o Mau Português devíamos ler mais de dois livros por mês, não acham? Tanta gente que tem verdadeiras heranças em casa e as deixa a um canto a ganhar pó e esquecimento. Uma Vida de Compaixão para elas! E já agora será que essas pessoas conhecem a palavra doação?

Clube de Leitura Livros à Sexta

 

Clube de Leitura Livros à Sexta

Pela mesa serviam-se as iguarias que a Patrícia e a Gabi prepararam com muito carinho para a nossa tribo. E as conversas fluíam e as heranças também. As sociais e culturais, as da humanidade, as dos avós, dos pais, dos clássicos, de outras vidas… Estas conversas poderiam ter sido Poemas do Meu Coração. Estas conversas encheram-me de alegria e desenharam subtilmente um sorriso no rosto. Se O Rapaz do Pijama às Riscas estivesse naquela sala teria, certamente ficado nosso amigo. Não duvido.

Dona Flor e Clube de Leitura Livros à Sexta
Clube de Leitura Livros à Sexta

Pela janela observei as várias Casas Contadas em redor e pensei que heranças teriam em suas estantes? Romances, contos, épicos, viagens, biografias? Pensei como era bom estar ali com aquelas pessoas tão especiais numa sexta-feira à noite. Pela rua passeavam-se os turistas que todos os dias chegam à nossa vila encantada. Na verdade O Que o Turista Deve Ver é que os portugueses são leitores fervorosos. Se eles espreitassem pelas janelas da Dona Flor teriam ficado encantados com tantos livros em cima da mesa. Podiam ter entrado e todos juntos faríamos um brinde às heranças.

Clube de Leitura Livros à Sexta

 

Clube de Leitura Livros à Sexta

Cheguei a casa e disse para mim:

Esta noite Regresso à tua Pele. Esta noite adormeço com gratidão. Regresso àquele espaço mágico dentro de mim que sorri sempre que o universo me oferece uma prenda com um enorme laçarote.

E ao longe ouvi o Cântico de Natal

Por falar em Natal, o próximo encontro é em dezembro. Se és amante de livros junta-te a esta tribo!

Clube de Leitura Livros à Sexta

Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias