Ideias à solta

Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto

Outubro 10, 2019
 
Antes e ir de férias para a Bélgica prometi à ‘dona’ desta rubrica (de lamber os dedos), que lhe traria um livro de receitas do país dos Waffles. Eu sei que ela coleciona livros de culinária de todos os cantos do mundo e arredores. Portanto queria muito contribuir para o seu acervo. A perspetiva de entrar numa livraria e escolher um livro para a minha amiga deixou-me entusiasmada. Foi em Bruges que me dediquei a esta tarefa.  
Depois de muito procurar e de me perder com outras temáticas nos escaparates das livrarias, lá encontrei um livro especial, a lembrar os livros de receitas dos anos 50/60 – Carnet de Recettes Flandre. Daqueles mimos, cheio de receitas de fazer crescer a água na boca. Ela gostou.
 
Livro deReceitas
E, assim, a proposta deste mês da Fruta da Época é uma receita do livro, com algumas adaptações, porque a nossa chef adora inovar. Uma uma vez que entrámos na época das maçãs reineta (que eu AMO), a Cláudia resolveu presentear-te com uma sobremesa à base deste fruto feito de cores de outono, de epiderme castanho-avermelhada, rico em cálcio e ferro.
 
Fui com ela ao Mercado da Vila de Cascais e foi na banca da D. Helena Neves que encontrámos as maçãs ideias para confecionar este Clafoutis fácil e rápido de fazer. 
 
Fruta da Época
Se tens um livro com as tuas receitas favoritas, esta é daquelas que vais querer ter na tua bíblia da cozinha, de certeza!
 
Rosarinho
 
Clafoutis de maçã reineta, Fruta da Época
 
Clafoutis de maçã reineta



Ingredientes:


3 maçãs reineta
150 g de farinha
80 g de manteiga
100 g de açúcar
2 ovos
250 ml de leite
Sal q.b.
1 pau de canela
1 dedo de gengibre fresco
2 cravos da Índia 




Preparação: 

Ferve o leite com as especiarias e o gengibre e deixa repousar. Lava e fatia as maçãs com a casca. Dispõe-as numa pequena assadeira untada de manteiga. Numa taça mistura a farinha, o açúcar, os ovos e a manteiga amolecida. Filtra o leite e envolve na mistura. Tempera com uma pitada de sal. Verte delicadamente sobre as maçãs e leva ao forno, a 180.ºC, cerca de 25 minutos. Quando a massa começar a ficar dourada, retira e polvilhe as maçãs com açúcar. Vai novamente ao forno para caramelizar um pouco. Serve simples ou acompanhado por uma bola de gelado de nata ou baunilha.
 
Cláudia Silva Mataloto
 
Fruta da Época
 

Escreve aqui o teu comentário

Parceiros