O homem escreve bem. Alguém disse. E assim demos início a mais um encontro do nosso Clube de Leitura “Livros à Sexta”. Este foi um encontro muito especial porque celebrámos o nosso segundo aniversário. Momento mágico, com direito a jantar e a bolo, no Dona Flor Café & Bistrô.
Em cima da mesa (salvo seja) estava Hermann Hesse. O autor que deixou loucas algumas pessoas do clube. Um livro para gente doida. Mas de doidos e lobos todos temos um pouco. “O Lobo das Estepes” animou a conversa. Para quem nunca tinha lido nada deste Nobel da Literatura considerou a experiência uma verdadeira viagem de carrossel. Houve quem dissesse que este livro foi um grande exercício de introspeção cuja a finalidade era revelar que não existe em nós uma única personalidade. Nós somos muitos.
“Comecei a ler e parei a meio” – Uma confissão seguida de um suspiro e um sorriso envergonhado. Apesar da estrutura do livro ser interessante, sair da zona de conforto e ler temas que não são os habituais pode ser um verdadeiro lobo mau!
Este é um livro centrado numa personagem, o Harry, cuja infelicidade é ter estado demasiado tempo focado nele. E mesmo ao seu lado o mundo desfilava.
Mas apesar da diversidade de opiniões havia algo de comum entre Harry e a gente gira deste Clube de Leitura. O vinho.
Nós brindamos a esta afirmação com um vinho biológico, servido pela Dona Flor seguido de um jantar preparado com muito amor.
É incrível como o tempo passa! Pelo nosso Clube de Leitura também já passaram livros como “A Pomba” de Patrick Süskind, “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria, “O velho que lia romances de amor” de Luís Sepúlveda, “Searas ao Vento” de Nuno Franco Pires… Ficamos sempre com o coração aos pulos de entusiasmo em dias de encontro do Clube.
Agora vamos de férias levamos como sugestão de leitura uma biografia. Neste dia de aniversário inaugurámos um novo formato. Deixámos de sugerir um livro para sugerirmos um tema. Maior liberdade de escolha e partilhas mais enriquecedoras.
A Fátima juntou-se a nós neste dia especial. Uma nova leitora que vai partilhar connosco as suas reflexões, os autores que a apaixonam (Tracy Chevalier, é uma delas), os livros da sua vida, os temas que a fazem vibrar.
Antes da sobremesa (e que sobremesa!), o momento mais desejado da noite. O sorteio de um livro oferecido pela Porto Editora (obrigada!!!). “O mundo à beira de um ataque de nervos” de Matt Haig foi parar às mãos do Ricardo.
Depois de muitos brindes, abraços e desejos de boas férias, agendámos encontro para dia 06 de setembro e o lobo apagou as velas!
Rosarinho
Sem Comentários