A pretexto de uma prova de vinhos, as miúdas do Armazém e a querida amiga Liliana Patrício (Lili) resolveram passar um fim de semana na tranquilidade do Alentejo. Hoje, finalmente, consegui sentar-me para vos escrever sobre esta nossa aventura e partilhar convosco 5 locais a não perder em Estremoz.
O Mercado de Estremoz
Assim que chegámos a Estremoz, depois de uma viagem tranquila, quase toda ela pela Estrada Nacional, fomos visitar o mercado tradicional e a feira de antiguidades e velharias, que se realizam todos os sábados, no Rossio Marquês de Pombal. Esta tinha sido uma recomendação da querida amiga Beladina (uma das leitoras mais assíduas do nosso clube Livros à Sexta). Perdemo-nos de amores por tantos objetos de outros tempos… lembranças de brincadeiras, lembranças de juventude… Deu vontade de comprar uma série de peças, mas consegui resistir, até porque o J. não é muito virado para a cultura vintage. Mas se vocês são amantes destes achados, ali conseguem encontrar mobiliário, livros, discos, porcelanas entre um mundo de tantas outras coisas. Já no mercado tradicional encontram-se iguarias frescas das redondezas: fruta, legumes, queijos, azeites… Saímos do mercado com apetite para o almoço.
O Restaurante Venda Azul
E se não se importam de esperar por uma mesa para comer o que de melhor se faz em Estremoz, então, recomendo-vos o Restaurante Venda Azul. É pequeno, mas grande em qualidade, grande em simpatia e em bem receber. O cliente é mimado e tratado com muito respeito. Enquanto esperamos, há sempre uma palavra de atenção, um sorriso. E nada melhor do que refrescar corpo e alma com um vinho branco e aproveitar o momento para estar, verdadeiramente, com os amigos. A comida é maravilhosa e pode ser logo pedida enquanto esperamos. Assim quando nos sentamos à mesa somos, rapidamente, servidos. Escolhemos bacalhau e chocos grelhados e não nos arrependemos. Tentámos ir para uma refeição mais leve porque à tarde estava prevista uma prova de vinhos.
A Herdade das Servas
Depois de um passeio a pé pela cidade, para ajudar na digestão, fomos até à Herdade das Servas para uma visita e prova de vinhos (coisas que as miúdas ADORAM!!). O nosso primeiro contacto com o vinho desta Herdade foi num evento em Oeiras por altura do Natal – Showcase no Cantinho Tradicional. E foi nesse dia que recebemos o voucher para visitar a Herdade e para voltar a provar os seus vinhos fantásticos. Se já éramos fãs, depois desta visita guiada reforçámos, ainda mais, os laços com esta marca. Porque a atenção com que nos receberam e a paixão com que nos levaram numa visita pela adega e cave foi o suficiente para começarmos a olhar com atenção para as cartas de vinhos nos restaurantes. Se tiverem vinho desta herdade, pertencente a uma das mais antigas famílias produtoras de vinho da região, garanto-vos que será a nossa escolha! Depois da prova de vinhos (tinto e rosé), já na loja, que tem muito charme, fomos visitar as vinhas. Este foi, sem dúvida, um momento que ficará para sempre na minha memória. Os sons, a paisagem, a tranquilidade, as cores, entranharam-se em mim!
O Centro de Ciência Viva de Estremoz
Para quem gosta de ciência e tecnologia esta é uma visita a não perder! Confesso que estas temáticas não são bem a minha praia, mas a Lili falou tão bem do Centro de Ciência Viva que acabámos por visitá-lo. E ainda bem (obrigada Lili)! Esta casa da ciência é rica em atividades e exposições interativas, tanto para crianças quanto para adultos. Porque num local como este é impossível não deixar vir ao de cima a criança curiosa que há em nós. Tivemos direito a uma visita guiada com muita qualidade!!! Ocupando uma parte do Convento das Maltezas, classificado como Monumento Nacional desde 1924, o Centro tem como estrelas da exposição o T-Rex, a ampulheta dos milhões, a bicicleta solar e um vulcão! E se a terra tremeu em Estremoz no dia da nossa visita, assumimos toda a culpa 😉 Têm de visitar o Centro para entenderem do que estamos a falar!
O Castelo
As miúdas são apaixonadas por castelos e pelas histórias à sua volta. Portanto, uma visita ao Castelo de Estremoz estava em agenda, para além disso, a Lili ainda pensou que pudesse encontrar um cavaleiro encantado 😉 Sabiam que este castelo tem uma das Torres de Menagem mais bem conservadas do país? O Castelo fica bem no centro da vila medieval (o local que mais amei em Estremoz). O antigo Paço Medieval é agora ocupado pela Pousada da Rainha Santa Isabel e é também essa Rainha que nos recebe na praça. As andorinhas parecem ser fãs deste local porque é lá que elas se reúnem num chilrear encantador e em voos rasantes que nos proporcionaram um dos momentos mais mágicos de todo o fim de semana.
Quanto à estadia desta vez apostámos no low cost e não nos arrependemos. Eu sou muito esquisita no que diz respeito a hospedagem (uma verdadeira chata!!!). Sou muito seletiva e não é qualquer coisa que me satisfaz. Mas desta vez achei que por uma noite poderia ceder e experimentar qualquer coisa mais simples. E escolhemos o D. Dinis Low Cost Hostel e serviu perfeitamente os nossos propósitos. Os quartos tinham casas de banho privativas, uma decoração colorida e as camas eram confortáveis! Aprovado 😉
E agora que já sabem quais os 5 locais a não perder em Estremoz, aproveitem um fim de semana, façam-se à estrada e vivam esta experiência Alentejana!
Se já estiveram por lá, quais os locais que mais vos fascinaram?
Rosarinho
2 Comentários
Liliana Patrício
Maio 22, 2018 at 8:04 pmADOREI miúdas! Obrigada pela oportunidade… Bora repetir?! ***
Rosarinho
Maio 23, 2018 at 6:31 pmVamos repetir sim!!!! Momentos como este são tão especiais:)