Ideias para a agenda

6 razões para irem à Festa dos Maios

Maio 17, 2018
Festa dos Maios na Quinta do Pisão
Foto: André Inácio



Vamos falar da Festa dos Maios! Como estão recordados as miúdas foram passar o domingo à Quinta do Pisão para se juntarem a esta grande celebração do mundo rural, das tradições e da terra. Uma iniciativa da Cascais Ambiente que nos conecta com a natureza! E hoje estamos aqui para vos apresentar 6 razões para irem à Festa dos Maios no próximo fim de semana (19 e 20 de maio).


1. Os workshops
O difícil é escolher, mas a vida é feita de opções e no domingo foram as abelhas que ganharam. Talvez pela sua importância nas nossas vidas, decidi assistir ao workshop “O Mundo das Abelhas” da responsabilidade do apicultor Telmo. Vocês sabiam que 70% dos alimentos que consumimos são obtidos pela polinização? Isto quer dizer que não podemos viver sem elas!! E, infelizmente, a polinização está a decrescer… Pois é… Na China há já quem polinize à mão… E vocês sabiam que uma colónia chega a ter entre 30.000 a 60.000 abelhas? Não vou ser spoiler porque no domingo, dia 20, pelas 10h00 este workshop vai-se repetir e vocês podem assistir! O que me leva à 2.ª razão para irem à Festa dos Maios.

Workshop O Mundo das Abelhas, Festa dos Maios, Quinta do Pisão
Workshop O Mundo das Abelhas-Festa dos Maios, na Quinta do Pisão

                                                                                                                                                               Foto: André Inácio

Festa dos Maios na Quinta do Pisão


Workshops que recomendamos:
19 maio | 15h30-17h30 – Fotografia Natureza

20 maio | 10h00- 11h00 – Olaria Inês Salgado



2. Os passeios
Depois do workshop sobre a vida atarefada das abelhas e sua importância no nosso planeta podem ir conhecê-las de perto (11h30). A rainha, as obreiras e os zangões terão muito gosto em receber-vos desde que acompanhados pelo Telmo e com o dress code correto! A visita ao apiário foi uma das decisões mais radicais da minha vida! Vou explicar. Eu gosto das abelhas à distância… não em cima de mim… Estão a ver? No caminho para o apiário interroguei-me: “Mas porque é que eu me meti nisto?” E a resposta chegou já no meio da ação e da azáfama destes pequenos seres. É mágico observar de perto as colmeias e a sua dinâmica! Vocês sabiam que elas comunicam através de uma espécie de dança? Sim, é através da dança que dizem às companheiras de trabalho onde está o alimento. E as abelhas da Quinta do Pisão são tão felizes, têm tantas flores!!! Depois de uns primeiros momentos, digamos que assustadores, com as abelhas à minha volta, consegui concentrar-me e apreciar o privilégio de estar a viver aquele momento. No domingo dia 20, depois do workshop podem e devem visitar o apiário! Espero que tenham mais sorte do que eu e que a rainha faça uma aparição. 😉 

Festa dos Maios-visita-ao-apiário
Foto: André Inácio

Festa dos Maios-visita ao apiário
                                                                                 Foto: André Inácio


Festa dos Maios-Visita ao apiário
                                                                                     Foto: André Inácio

Passeios que recomendamos:

19 maio | 14h00-16h00 – Passeio interpretativo na Quinta do Pisão
20 maio | 16h00 – 18h00 – Quinta do Pisão com história

3. As experiências
Nós vivemos uma verdadeira experiência! Vestimos o avental e fomos ajudar a Cláudia Silva Mataloto (Fruta da Época) a preparar um chá fresco de funcho, uma sopa de favas e uma torta de laranja, com produtos da horta do Pisão. Esta aventura gastronómica terá direito a post, porque a Cláudia prometeu ao público que assistiu ao showcooking, que as receitas iriam estar disponíveis no blog, brevemente. Quem esteve por lá provou as iguarias e adorou. O mérito é mesmo todo da Cláudia, nós só descascámos as favas, esprememos o sumo das laranja, partimos os ovos e lavámos os tachos. A coisa até correu bem! Mas a parte mais gira desta experiência foi a possibilidade dos participantes irem com a Cláudia apanhar flores comestíveis para decorar a torta! (Lá está a Cláudia com esta fixação de comermos flores! Ainda não foi desta que me convenceu.)

Showcooking-Festa dos Maios na Quinta do Pisão


Showcooking-Festa dos Maios na Quinta do Pisão
Showcooking-Festa dos Maios na Quinta do Pisão
Sopa de Favas-Festa dos Maios na Quinta do Pisão

Experiências que recomendamos:

19 maio | Inauguração Exposição LandArt
20 maio | Concurso Sopa das Avós

4. As atividades equestres
Não percam a oportunidade de fazerem um passeio de charrete! Nós perdemos e ficámos com água na boca. Estes passeios são muito procurados pelos visitantes e por isso o segredo é tirar senha à chegada! Acho que ainda sou menina para passar lá no próximo fim de semana para me entregar à beleza romântica deste passeio.

Passeio de Charrete na Festa dos Maios-Quinta do Pisão
Foto: André Inácio

Atividades equestres que recomendamos

Dias 19 e 20 de maio | 14h00-18h00 – Ateliers  Burro e Cavalo

5. A estrela da Festa
Ao contrário do que possam pensar, a estrela da festa não é a cabra Mé. Por estes dias a estrela é outra, chama-se Hop In Hop Off e faz as delícias de pequenos e graúdos! Nós experimentámos e adorámos! É grande, desloca-se calmamente e consegue levar um grupo de visitantes no seu “dorso”… Estamos a falar de… Quem adivinha? É um transporte tradicional… acho que lhe podemos chamar de trator que ele não se zanga! Mas o seu nome artístico é Hop In Hop Off.

Foto: André Inácio
passeio em transporte tradicional na Festa dos Maios-Quinta do Pisão
Foto: André Inácio
Outras estrelas que recomendamos
… as da animação
Dia 19 maio | 12h00-13h00 | Rancho da Sociedade Musical de Cascais
Dia 20 maio | 10h00 – 10h40 | Ballet ao som de Música Portuguesa

6. As tentações da Cercica e o Lounge
Na Casa da Cal existe um recanto cheio de tentações e um lounge com uma vista para um verde intenso! A Cercica é a responsável pela melhor fatia de salame do mundo (e não contém açúcar!!!). Se forem de manhã tomem lá o pequeno almoço. Sugerimos um sumo de laranja acompanhado de um quadrado de bolo de chocolate. Se forem para a festa, a seguir ao almoço, recomendamos, vivamente, um café e uma fatia de salame. Mas atenção é obrigatório que o repasto aconteça no lounge. Um momento só vosso, uma tentação irresistível, uma pausa para relaxar…

Espaço Cercica na Festa dos Maios-Quinta do Pisão


Bolo de chocolate da Cercica
Salame da Cercica na Festa dos Maios-Quinta do Pisão
Outras tentações que recomendamos
Dia 19 maio | Passeio “Caça aos pirilampos” e Observação Estrelas
Dia 20 maio | 14h00 – 18h00 | Falcoaria




Outras informações importantes:
Consultem o programa completo aqui. Algumas das atividades requerem inscrição prévia e têm um custo de 5€ associado, outras são gratuitas.


Deixem o vosso carro na Barragem do Rio da Mula. Depois desçam até à Quinta a pé. Lá, junto ao portão, que abre às 10h00, estará um meio transporte tradicional que vos levará até ao coração da festa!


Também podem ir de transporte público:


Horário transporte:


Dia 19 – Transporte aberto ao público em geral
Partidas: Estação Cascais – Quinta do Pisão – 9:00 | 11:05 | 15:05 | 17:05 
Partidas: Quinta do Pisão – Estação Cascais – 10:05| 14:00 | 16:05 | 18:05


Dia 20 – Transporte aberto ao público em geral
Partidas: Estação Cascais – Quinta do Pisão – 8h30 | 11h05 | 17h20


Partidas: Quinta do Pisão – Estação Cascais – 10h00 | 14h00 | 16h35 | 19h35

Festa dos Maios na Quinta do Pisão

Festa dos Maios na Quinta do Pisão

Festa dos Maios na Quinta do Pisão


Conseguimos convencer-vos a participarem nesta grande festa? 



Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias