Ideias à solta

Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto

Fevereiro 22, 2018
No final do mês passado lançámos um desafio à Cláudia Silva Mataloto e ao Chef António Pires. Há muito que pairava no ar a promessa de um passeio especial por Lisboa. Um passeio cheio de histórias, daquelas que só alguns conhecem… histórias curiosas, super secretas, com alma…!! Estava na hora de concretizar este passeio lisboeta. Mas as miúdas do Armazém queriam muito mais do que histórias de reis, rainhas, judeus, elefantes, incêndios, governadores da Índia, terramotos… queríamos uma receita com história!! Portanto, o desafio era: Deste passeio tinha de surgir a ideia para a receita de fevereiro da Fruta da Época. Uma receita a 4 mãos! E a coisa aconteceu! 

Cláudia Silva Mataloto e as miúdas do Armazém
na igreja
por Lisboa
por Lisboa

Durante o passeio as histórias foram sendo salteadas com alcachofras, ginjinha, bolo rei, garum… e quase no fim do passeio, eis que surge a história que dá origem à receita tão desejada!  Quem passa o Arco das Portas do Mar e segue em direção à Sé encontra uma subida ladeada por laranjeiras. Foi aqui que parámos para mais uma história que envolvia a D. Catarina de Bragança e as laranjas.  Vocês já sabem que foi esta rainha quem levou para Inglaterra o chá e foi também esta mulher fantástica que criou o hábito do Chá das Cinco. O que talvez vocês não saibam é que ela recebia frequentemente carregamentos de laranjas de Portugal enviados pela mãe. Ora, durante a viagem algumas laranjas azedavam… E o que é D. Catarina fazia com essas laranjas? Marmelade! E ofereci-a às suas queridas inimigas da corte… as amantes do Rei. Foi assim que surgiu mais uma tradição em Inglaterra.

Por Lisboa
Por Lisboa

 

Chef António Pires e Cláudia Silva Mataloto
Chef António Pires e Cláudia Silva Mataloto
 
A Marmelade não se trata de um doce de marmelos mas sim de uma variada gama de doces de citrinos muito apreciados e confecionados pelos ingleses, atualmente. Este tipo de compota aproveita as cascas dos frutos.
 
E foi assim que chegámos à nossa receita deste mês. Mas como vocês são umas pessoas lindas, a nossa marmelade será muito docinha!!! Que o diga o Chef António Pires que aceitou partilhar com vocês a sua receita. A Cláudia Silva Mataloto, fez os scones e juntámo-nos todos na sua casa para um five o’clock tea.
Doce de Laranja
(Marmelade)
Ingredientes:
1,5 Kg de laranja
750 g açúcar
1 Cálice de vinho de Carcavelos
 
Modo de confeção:
Lavar muito bem as laranjas, esfregando mesmo as cascas com um esfregão (metade). Descascar a metade das outras laranjas. Cortar as laranjas descascadas e a outra metade com a casca, em quartos de lua, muito fina. Levar ao lume médio com o açúcar, cerca de 45 minutos, até formar a consistência desejada (deitar uma colher de calda num prato e ver como desliza nele). Juntar o Cálice de vinho de Carcavelos e voltar a ferver novamente 5 minutos. Deitar em frascos previamente fervidos em água. Fechar hermeticamente os frascos e fervê-los novamente em água. Arrefecer e pode guarda-se durante vários meses. Acompanha com scones ou tostas, gelados ou bolos.
 
Nota – Estas laranjas podem ser das doces ou mesmo das azedas.
 
Chefe António Pires





Scones

chá das cinco

 

Ingredientes:
Farinha trigo 55 – 400 g
Açúcar branco – 60 g
Fermento em pó – 40 g
Ovos – 2
Leite – 100 g
Manteiga c/ sal – 100 g
1 Gema para pincelar
 
Modo de confeção:
Envolva a farinha com o açúcar, o fermento, os ovos e o leite, sem dar muita liga à massa. Acrescente a manteiga derretida. Deixe descansar 30 minutos. Molde pequenos bolos e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal culinário. Pincele com a gema de ovo e deixe descansar mais 30 minutos.
Leve ao forno, a 180º C até estarem levemente dourados.


Cláudia Silva Mataloto




  • Reply
    Marina Lima
    Março 2, 2018 at 2:30 pm

    Vou experimentar estas duas receitas no fim de semana. Com estes dias de inverno, vai saber mesmo bem…e já tive a oportunidade de provar a Marmelade, é uma delícia!!

  • Reply
    Rosarinho
    Março 2, 2018 at 6:58 pm

    Marina, fim de semana chuvoso liga muito bem com scones e marmelade. Depois conta como correu a experiência e partilha connosco as fotos.
    Beijinhos

Escreve aqui o teu comentário

Parcerias