Ideias à solta

Fruta da Época, by Cláudia Silva Mataloto

Janeiro 23, 2018
Este ano a Fruta da Época vai inovar. As miúdas do Armazém querem acompanhar de perto as receitas e as pequenas ou grandes histórias que lhes dão sabor. 
 
À semelhança do ano passado a receita de janeiro é algo, digamos que, mais saudável, já que estamos numa fase de desintoxicação de loucuras. (Sejamos realistas, é muito difícil resistir a todas as tentações de dezembro!!). Deliciem-se com um Sumo Detox de Toranja.
 
*****
mercado da vila de cascais
A preparação desta receita levou-nos até ao Mercado da Vila de Cascais! Este local traz-me tantas memórias de infância. Lembro-me de acompanhar a minha mãe aos sábados de manhã, numa ida ao mercado, para comprar legumes e frutas saborosas. Lembro-me de ficar fascinada com as cores, com os cheiros e com a forma como as vendedoras tratavam os clientes – “Diga amor!”. Ainda hoje é assim. Cheguei ao mercado na hora marcada e enquanto aguardava a chegada da Cláudia deambulei nas minhas memórias. Assim que começo a caminhar pelos corredores cheios de bancas, que exibiam orgulhosamente os produtos da terra, já sobressaia entre o burburinho do recinto o alegre cumprimento – “bom dia amor, o que vai ser?” Há coisas que nunca mudam. 
 
Cláudia Silva Mataloto, da Fruta da Época, no mercado de Cascais
A Cláudia chegou cheia de entusiasmo. A nossa missão era encontrar as melhores toranjas para o nosso sumo detox. Foi uma verdadeira aventura. Fomos de banca em banca e nada. Já estávamos a desesperar quando finalmente uma das bancas exibe o fruto mais procurado. Celebrámos! 
Pareceu-me que o senhor da banca nos achou meio loucas 😉 
 
Cláudia Silva Mataloto, a comprar toranjas, no Mercado da Vila, em Cascais
caixa com toranjas
 
Mas para a receita ficar completa faltava comprar o pepino, o aipo, os morangos e o gengibre. Lá fomos nós de banca em banca à procura da melhor relação qualidade/preço. Claro que pelo meio perdemo-nos no universo das flores que  são uma atração quase turística, no mercado! A Cláudia começou logo a sonhar com uma nova receita com flores comestíveis. Eu torci o nariz. Faz-me confusão comer flores… Ela olhou para mim com um ar desafiante e disse “Temos de desmitificar isso”. 
 
aipo
gengibre
 
Flores
 
Toda esta azáfama abriu-nos o apetite. Resolvemos tirar partido do renovado espaço do Mercado da Vila e almoçámos no Gulli Mercato. Pelo nome já se adivinha o que foi o repasto. Pizza, obviamente! Ao melhor sabor napolitano juntaram-se as ideias para as novas receitas. 
 
Rosarinho
 
restaurante gulli mercato
Cláudia Silva Mataloto e Rosarinho do blog Armazém de ideias Ilimitada, no Mercado da Vila em Cascais
 
*****
 
Sumo Detox de Toranja
(1 px)
1 Toranja (200g)
100 g de morangos maduros
100 g de pepino
20 g de aipo
1 cm de gengibre fresco
5 folhas de manjericão
300 ml de água mineral
 
Descasque a toranja e retire toda a película branca. Arranje os morangos e o gengibre. Coloque todos os ingredientes no copo misturador. Sirva fresco.
 
Sugestão: pode aromatizar com uma pitada de flor de sal
 
Sobre a toranja…
 
A Toranja resultou do cruzamento de espécies de laranja (citrus sinensis) com pomelo (citrus maxima). É uma espécie maior que a laranja e a sua polpa é geralmente mais avermelhada. É também maior e mais azeda que a laranja, mas quando madura tem um sabor adocicado.
 
A toranja possui um pouco mais água que a laranja, mas menos hidratos de carbono disponíveis e por isso é menos doce e menos calórica.
 
Possui vitaminas A, C, B1, B2 e B6. Contém também fibras, ácido fólico, fósforo, potássio e magnésio.
 
Em conjugação com outros legumes e frutas constitui uma excelente opção para um pequeno-almoço saudável.
 
Cláudia Silva Mataloto
 
 

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias