Ideias até ao infinito

O dia em que fomos ao Blogging for a Cause

Dezembro 8, 2017
Blogging-For-a-Cause-Armazem-de-Ideias-Ilimitada



Este post é sobre um evento extraordinário feito por pessoas extraordinárias. Por pessoas que fazem a diferença na blogosfera. Porém, para vos falar sobre o Blogging For a Cause, tenho de vos contar como chegámos até ele.

Há uns meses, num dia menos bom, em que as nuvens cinzentas pairavam sobre a minha cabeça (também tenho dias assim, não pensem!), questionava-me sobre a continuidade do blog. O Armazém de Ideias ilimitada é uma grande paixão, um caso de amor, um sonho… mas exige muito de nós. Se realmente nos queremos destacar neste mundo de milhões e milhões de blogs é-nos exigido um trabalho diário fortíssimo e uma dedicação muito grande.
Questionava-me se valeria a pena tanto esforço para passos tão pequeninos. Foi precisamente nesse momento de questionamento que, ao navegar no Facebook, encontro a página do Bloggers Camp. Estava aí a minha resposta. Sim! Vale a pena continuar! O Universo (ou que vocês queiram chamar) colocou no meu caminho, naquele preciso momento, a resposta através de três miúdas (acho que lhes posso chamar assim) inspiradoras, a Catarina Sousa (Joan of July), a Catarina Costa (DayDreams) e a Ana Garcês (Infinito Mais Um).
Explorei a página do Bloggers Camp e percebi como tudo nasceu. Fiquei fã do trabalho delas e da sua disponibilidade em ajudar outros bloggers a crescer e a contribuir de uma forma melhor para a evolução da blogosfera.
De um encontro de bloggers saltaram para voos mais altos com a missão de ajudarem pessoas como eu e a Susana a trilharem o caminho certo no mundo virtual. A partir daí, comecei a seguir o trabalho desta plataforma, subscrevi a newsletter, e aprendi coisas mesmo relevantes!!!!

Blogging-For-a-Cause-as-Cinco-Bloggers

E foi por estar atenta a estas miúdas que descobri o Blogging For a Cause, um evento organizado por 5 bloggers (incluindo a Catarina Sousa do Bloggers Camp) com o intuito de ajudar 5 instituições.
Hoje, é com imensa alegria que posso dizer que conheço a Vânia (Lolly Taste), a Andreia (Andreia Moita), a Joana (Às Cavalitas do Vento) e a Helena (Helena Magalhães). Elas reforçaram aquela que já era uma certeza – vale a pena continuar a escrever neste mundo virtual, vale a pena inspirar nem que seja uma só pessoa, com as nossas palavras.
E agora deixo a Susana contar-vos como foi o Blogging for a Cause, não sem antes acrescentar que foi muito bom cruzar-me com estas pessoas. Obrigada, meninas! Temos aprendido tanto com vocês! E agora sabemos que este é MESMO o nosso caminho, que esta é MESMO a nossa missão!
Um evento

A partir do momento em que soubemos que iria realizar-se, tivemos a certeza de que queríamos participar e ficámos super entusiasmadas com o Blogging for a Cause, que se realizou no passado dia 25 de novembro, no espaço WIP Coworking Lisboa (que nos deixou fascinadas!). 😊
Desde logo, porque nos identificamos com a ideia das 5 bloggers
amigas que organizaram o evento, quando dizem que ser blogger pode (e deve) sair da esfera virtual e marcar a diferença. E marcam, meninas!
Estas 5 miúdas idealizaram e realizaram um evento, com momentos de
partilha de ensinamentos e ferramentas, experiências, alguns mimos e uma ação
solidária com o objetivo de ajudar 5 instituições que apoiam várias causas
sociais.


Blogging-For-a-Cause-Armazem-de-Ideias-Ilimitada-as-miudas


Mas vamos por partes. O que é que nos esperava?
Até ao dia do evento, a página de Facebook do Blogging for a Cause foi sendo alimentada com alguns teasers do que poderíamos esperar. E as nossas expetativas iam aumentando de dia para dia!
Primeiro, as mulheres extraordinárias que as miúdas convidaram
para abraçar este dia – a Rute Caldeira (Uma dieta espiritual), a Vânia Ribeiro (Made by Choices), a Sofia de Castro Fernandes (Às nove no meu blog) e a Jaqueline Silva (Jackie Silva) -, e que só por isso já saltitávamos de entusiasmo.
Depois, aos poucos, iam-nos sendo revelados alguns dos mimos com
que seríamos contempladas por participar – Celeiro, Iswari, Rituals, Fruut,
Nuts for Paper (cuja criadora, a Mafalda Fernandes, concebeu uns caderninhos
especialmente para o Blogging for a Cause) são apenas algumas das marcas que se
associaram ao evento.

Blogging-For-a-Cause-caderno-nuts-for-paper

Ao chegarmos ao espaço WIP Coworking Lisboa fomos recebidas de braços abertos pelas queridas Vânia e Andreia, que logo trataram de nos dar a identificação de participantes e encaminharam-nos para a sala, onde pudemos tomar um cházinho (Yogi Tea), enquanto aguardávamos o início daquela que viria a revelar-se uma tarde fantástica e enriquecedora.
E Blogging for a Cause não poderia ter começado de melhor forma.
4 (mulheres extraordinárias) oradoras
A primeira mulher extraordinária da tarde foi a querida Rute Caldeira, autora do livro “Liberta-te de Pensamentos Tóxicos” e do nosso “Detox Mental” aqui pelo blog, que nos veio falar das práticas da meditação e do ioga como ferramentas fundamentais de autoconhecimento para vivermos a vida.

Blogging-For-a-Cause-Rute-Caldeira

Blogging-For-a-Cause-Rute-Caldeira-Meditacao

Com uma história verdadeiramente inspiradora, ouvir a Rute é, por si só, uma terapia. Percebe-se de imediato que estamos perante um exemplo de força, de resiliência, de alguém que se recusa a “baixar os braços” perante as adversidades da vida e de uma pessoa linda que se atreveu a ir atrás dos seus sonhos! 💛
Depois de “alimentarmos” a mente, chegou a hora de alimentarmos o corpo. A Vânia Ribeiro, do blog Made by Choices, veio para nos falar de alimentação saudável. Mas não se ficou pelas palavras!
Tivemos a oportunidade de ver – algumas voluntárias de ajudar – e degustar, a confeção de três receitas “do bem” adequadas à época natalícia. Aprendemos a preparar as versões saudáveis de Nougat, de Rafaellos e de Ferrero Rocher.

Blogging-For-a-Cause-Vania-Made-by-Choices

Blogging-For-a-Cause-Vania-Made-by-Choices

E deixem-me que vos diga, são “deliciosamente deliciosas” e como a Vânia sugeriu, com alguma criatividade, dão presentes de Natal do coração! 😉
Já saciadas de “gulodices”, foi altura de conhecermos a Sofia de Castro Fernandes, autora do Às nove no meu blog, que veio para nos falar sobre a Arte de Recomeçar. Que tão boa surpresa! Se já éramos fãs da Sofia no mundo virtual, sentimos que conhecê-la pessoalmente foi um privilégio!
A verdade é que ficávamos a ouvir a Sofia uma tarde inteira! Qual
quê? Um dia inteiro! Ouvir a sua história, na primeira pessoa, é para lá de
inspirador! É ensinamento! E é ensinamento que queremos trazer connosco para a
vida!
E, apesar de confessar que ainda sente dificuldades a cada vez que tem de “enfrentar” um público, a Sofia conduziu de uma forma super cativante e entusiasta o seu exercício sobre a Arte de Recomeçar.


Blogging-For-a-Cause-Sofia-Castro-Fernandes-as-nove-no-meu-blog
E, depois, “a fila andou”… 😊
… para recebermos a Jaqueline Silva, do blog Jackie Silva, que fechou as atividades previstas com uma palestra sobre empreendedorismo.
Ancorada na sua própria história, Jaqueline distinguiu aquilo que
podemos e o que não podemos mudar na vida, falou-nos de esperança e de medo, do
conceito japonês de ‘ikigai’, entre muitas outras dicas e conselhos que nos
deixou.
Uma pausa para relaxar… e comer!
E estas miúdas não deixaram nada ao acaso! Conscientes de que com
tanta atividade numa só tarde, iriamos precisar de uma pausa para relaxar, e
alimentar o físico, quando as miúdas falaram com a Joana Dâmaso, da Modern Foodies, sobre o evento que estavam a organizar, nem pensou duas vezes em ficar responsável pelo catering.
E, como podem ver pelas fotos, tivemos à disposição uma mesa cheia
de iguarias “do bem”, doces e salgadas, para degustar e “chorar por mais”!

Blogging-For-a-Cause-Modern-Foodies

Blogging-For-a-Cause-Modern-Foodies-catering

5 causas sociais
Para fechar com chave de ouro, a Vânia, a Helena, a Andreia, a Joana e a Catarina agradeceram a participação de todas nós, bem como aos apoios que tiveram, e revelaram o resultado deste sonho de 5 miúdas que se juntaram marcar a diferença!
Blogging for a Cause reuniu 3085 euros, que reverteram na totalidade para as 5 instituições de solidariedade social que cada uma delas escolheu apoiar, o que se traduziu num apoio de 617 euros para cada associação.
A saber:


Blogging-For-a-Cause-Vania-Duarte-uppa
Blogging-For-a-Cause-Helena-Magalhaes-rede
Blogging-For-a-Cause-Andreia-Moita-Make-a-Wish
  • A Andreia Moita (Andreia Moita) quis ajudar a Make-a-Wish Portugal que tem por missão ajudar a realizar os desejos de crianças e jovens (dos 3 aos 18 anos), que estão doentes e um momento de alegria e esperança pode fazer a diferença;
Blogging-For-a-Cause-Joana-Clara-as-cavalitas-do-vento
Blogging-For-a-Cause-Joana-Alves-Sousa-joan-of-july
  • Por fim, a Catarina Alves de Sousa (Joan of July) optou por apoiar o Fundo IMM Laço (a parceria entre a Laço e o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa), cujo trabalho tem por objetivo a investigação do cancro da mama e as suas causas. *Por razões óbvias, esta escolha deixou-me bastante feliz e, confesso, até emocionada com as palavras da Sandra Lopes, representante da instituição que foi receber o valor. Afinal, desde 2016 que esta é A minha causa! Obrigada querida Catarina!  
Na ‘bagagem’ trouxemos pessoas maravilhosas para a vida, partilha,
várias ferramentas úteis para continuarmos a trilhar este nosso caminho pela
blogosfera, alguns mimos e uma (ainda) maior vontade de continuar a aprender e
crescer com este nosso Armazém de Ideias Ilimitada.

Viemos felizes com o que trouxemos, mas ainda mais felizes por
sabermos que este evento foi, acima de tudo, o concretizar de um sonho! E nós
pudemos fazer parte dele!
Por tudo isto, MUITO OBRIGADA a estas meninas lindas que o Universo
colocou no nosso caminho! Obrigada Blogging for a Cause!
Rosária Silva & Susana Figueira


Fotos gentilmente cedidas pela Bless Woman Agency


Blogging-For-a-Cause-Armazem-de-Ideias-Ilimitada-as-miudas

Blogging-For-a-Cause-Armazem-de-Ideias-Ilimitada-details

Blogging-For-a-Cause-participantes

Blogging-For-a-Cause-dorab-sofia-castro-fernandes

Blogging-For-a-Cause-mimos-celeiro

Blogging-For-a-Cause-mimos-iswari

Blogging-For-a-Cause-mimos-agua-do-luso

Blogging-For-a-Cause-mimos-so-natural

Blogging-For-a-Cause-mimos-fruut

Blogging-For-a-Cause-mimos-rituals

Blogging-For-a-Cause-mimos

Blogging-For-a-Cause-vania-made-by-choices-rafaellos

Blogging-For-a-Cause-Armazem-de-Ideias-Ilimitada-as-miudas

Blogging-For-a-Cause-vania-made-by-choices-nougat

Blogging-For-a-Cause-mimos

Blogging-For-a-Cause-cinco-bloggers

Blogging-For-a-Cause-mimos-a-escrever

Blogging-For-a-Cause-vania-rute-caldeira

Blogging-For-a-Cause-mafalda-nuts-for-paper

Blogging-For-a-Cause-Armazem-de-Ideias-Ilimitada-as-miudas




    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias