Ideias para a agenda

O livro do momento – Receitas de Reis e Pescadores

Setembro 26, 2017

Há duas semanas vivemos um final de tarde muito emocionante! Mas só agora conseguimos ter este post preparado para partilhar com vocês. 


Se há coisa que nos traz felicidade é assistir à concretização de sonhos! E a nossa querida Cláudia Silva Mataloto, a mulher linda por detrás da Fruta da Época, lançou o seu livro em parceria com Raquel Moreira (professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril ESHTE) no dia 14 de setembro no Festival Internacional de Cultura, de Cascais.


Receitas de Reis e Pescadores é muito mais do que um livro é a Memória e Património Gastronómico do Concelho de Cascais.


O lançamento desta obra magnífica (olhem que é mesmo!!! Aqui pelo blog estamos apaixonadas por este livro!), decorreu na Casa Sommer, em Cascais ao som do Cante Alentejano e dos sabores de algumas das delicias apresentadas neste livro, que recupera receitas de outros tempos com um toque da modernidade dos nossos dias.


Grupo Coral Estrelas do Guadiana



A brindar com Sopa Fria de Pepino



Vol-au-Vent de Bacalhau

Panadinhos de Polvo

Receitas de Reis e Pescadores é muito mais do que um livro de receitas e esse é um dos seus ingredientes para o sucesso. Esta obra editada pela Casa das letras (chancela do Grupo Leya), conta-nos factos verídicos que envolvem a Rainha D. Amélia, o Rei D. Carlos, Luís de Camões… partilha com os leitores uma investigação baseada em documentos históricos, em livros de gastronomia e em recolha de testemunhos de gentes de Cascais… é uma obra de “comer e chorar por mais”!


Desafiámos a Cláudia Silva Mataloto para uma breve conversa, que agora partilhamos convosco:


1. Como surgiu a ideia para a “receita” deste livro?

Surgiu do meu interesse pela gastronomia e a sua história e depois de ter constatado, enquanto aluna da licenciatura de Produção Alimentar em Restauração, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), que não existia um registo do património gastronómico do concelho de Cascais, onde resido e trabalho há vários anos.

2. Receitas de Reis e Pescadores foi um verdadeiro trabalho de equipa. Quem “cozinhou” o quê? 
Foi um trabalho de equipa entre mim e a professora Raquel Moreira, docente na ESHTE e contou com a colaboração, nas várias fases do projeto até à sua concretização – o livro – da Câmara Municipal de Cascais, da ESHTE, da Leya e de todos os que contribuíram para o seu conteúdo, desde as coletividades e associações, IPSS e entrevistados.  Todas as receitas foram testadas e adaptadas aos nossos dias pelos alunos e Chefs da ESHTE.

3. Qual o “ingrediente” secreto que te motivou ao longo deste processo de criação? 
O estar a fazer algo que perdurasse no tempo e fosse um registo para as gerações futuras.

4. Este livro é um “prato gourmet” com q.b. de história feito de “pitadas” de estórias… 
E é delicioso!!


Para finalizar a conversa pedimos autorização à Cláudia para partilharmos convosco uma receita do livro. Mas ela decidiu partilhar duas: Joaninhas de Cascais e a Empada de Congro e Funcho Marítimo, pelo seu enquadramento histórico e também pela sua atualidade.








 Este é meu !!!

 Com as autoras Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto

Enquanto se espera pelo autógrafo…

 Com a minha linda mãe e a querida amiga Dora B.
…e com a futura colaboradora do blog… Annabell (novidades para breve)

As miúdas felizes!!!

Ficaram com vontade de comprar o livro? Ainda bem! Ele estará disponível nas livrarias a partir de dia 10 de outubro. Mas até lá participem no passatempo que está a decorrer no Instagram da Fruta da Época! Boa sorte!!!


Rosarinho

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias