DANIEL EIME
Sou uma grande apreciadora de streetart. Sou capaz de ficar quieta, a olhar e a descobrir os pormenores da obra. Fico parada à espera que ela fale comigo, que me conte a sua história. Não sei explicar mas existe um encanto especial num prédio que exibe uma obra gigante, do tamanho da criatividade do seu autor. Existe um certo charme num edifício abandonado que orgulhosamente exibe uma obra, cheia de cor, de sentido, de história, mesmo a dizer “ainda estou vivo”. Ora, se a streetart vem até à minha vila encantada, tenho de assistir bem de perto a esta magia artística, a este fazer acontecer.
Cascais ganha muito com este tipo de iniciativas. Dá oportunidade aos artistas, revela-os;
traz visitantes aos locais menos esperados; dá vida aos prédios, às portas, às caixas de eletricidade; provoca surpresa a quem passeia pelas suas ruas e se depara com rostos enigmáticos, com lendas fantásticas, elementos decorativos inspirados na tradição portuguesa, estilos geométricos harmoniosos…
A 3ª edição do Muraliza – Festival de Arte Mural de Cascais, organizado pela associação de intervenção criativa “Mistaker Maker” instalou-se no Bairro da Torre e arrasou. Outra coisa não seria de esperar. Este bairro da época de 60 animou-se com as cores e a imaginação dos artistas. Inspirou as obras murais através das suas características únicas e dos seus detalhes.
Seguir o mapa, procurar as ruas e celebrar a descoberta das obras foi uma experiência enriquecedora e divertida. Assistir à conclusão de algumas das grandiosas peças foi um verdadeiro privilégio. O artista em ação. Aquele momento sublime de criação! Lá em cima na grua o artista liberta-se, cá em baixo, de pescoço esticado e de olhos arregalados, aprecio os movimentos poéticos, num misto de adoração e de deslumbramento.
Os artistas já foram embora, mas deixaram um pouco de si em cada traço, em cada cor e pormenor exaltante. As obras estão no Bairro da Torre, estão espalhadas pela vila de Cascais. A arte está na rua, à vossa espera. Saiam de casa e muralizem!
Artistas presentes nesta edição e locais de intervenção:
PAULA BONET (Espanha) – Rua do Salmonete
MONEYLESS (Itália) – Rua Estrela do Mar 261
DANIEL EIME (Portugal) – Rua dos Maias 149
KRUELLA D’ENFER (Portugal) – Travessa dos Bivaldes 41
MAR (Portugal) – Rua Estrela do Mar 830
ADD FUEL (Portugal) – Praça da Gaivota 112
Rosarinho
MAR
MONEYLESS
KRUELLA D’ENFER
ADD FUEL
PAULA BONET
Sem Comentários