Ideias até ao infinito

Sugestão da Semana no “Bloco de Notas”

Fevereiro 4, 2013
Mais uma semana agitada no “Bloco de Notas”, com imensas propostas para os vossos tempos de lazer!

O destaque desta semana vai para a exposição permanente, que inaugurou no passado dia 31 de janeiro no Museu Nacional de Etnologia. Recebi o convite para estar presente na inauguração, mas não consegui… é o que faz ter uma agenda rebelde!! Tenho que começar a colocar alguma ordem e disciplina na minha agenda. Bom, não fui à inauguração é certo mas irei visitar a exposição num destes dias… provavelmente num feriado num domingo porque a entrada é gratuita.

Mas do que trata esta exposição? “O museu, muitas coisas” é uma mostra que permitiu ao Museu Nacional de Etnologia exibir a diversidade das suas coleções. 

A exposição está dividida em 7 núcleos que irão ter uma rotatividade para que vocês possam ter contacto com o maior número de temas possíveis. E assim, estes núcleos estão divididos pelos seguintes temas: o teatro de sombras de Bali (tradição antiga da Indonésia); as bonecas do sudoeste angolano (que começaram a ser recolhidas por missionários, administradores, exploradores, aventureiros e, mais tarde, etnógrafos e antropólogos); as tampas de panelas com provérbios de Cabinda (discos em madeira destinados a cobrir as panelas de terracota (em que os cabindas cozinhavam e se serviam da sua comida); máscaras e marionetas do Mali (a região de Ségou é palco de uma tradição viva de máscaras e marionetas, que tem a sua origem na era pré-colonial); instrumentos musicais populares portugueses (poderão ver alguns dos instrumentos que são tocados em certos dias ou períodos do ano, de onde sobressaem os que trazem as sonoridades do inverno); as talas de Rio de Onor (núcleo dedicado a um objeto) e a escultura de Franklim (núcleo dedicado a um autor).  

Já perceberam que é para ir com tempo! 

O Museu Nacional de Etnologia fica na Avenida Ilha da Madeira, em Lisboa e podem visitar a exposição às terças feiras, das 14h00 às 18h00 e de 4ª a Domingo, das 10h00 às 18h00. O bilhete custa 3€ (á exceção dos feriados e domingos, nestes dias a entrada é gratuita, como já referi).

E para finalizar só mais uma nota: o “Bloco de Notas”, agora, também passa na MSRádio: http://www.msradio.pt/. Gosto disto!

Para ouvirem a SJ Rádio é só acederem aqui: http://sjradio.com/ Para ouvirem o “Bloco de Notas” na íntegra acedam ao mesmo link, hoje às 21h00, amanhã (3ª Feira) às 13h00 e sábado às 15h00.

    Escreve aqui o teu comentário

    Parcerias