
Isa Fonseca nasceu em Santarém e passou grande parte da sua vida na Suíça, onde efectuou os estudos e iniciou o gosto pela pintura. Estudou desenho e pintura na “Académie Artistique Maximilien de Meuron“ em Neuchâtel – Suíça, durante 3 anos. Ainda na Suíça obtém o diploma de Literatura e Civilização Francesa na Universidade de Neuchâtel.
Em Portugal, após ter passado pelo ensino durante vários anos, decide dedicar-se inteiramente à pintura. Pinta a óleo sobre tela e a pastel. É membro do “GART – Grupo de Artistas e Amigos da Arte” e da “Academie Européenne des Arts”. Está citada no “Anuário Internacional de Arte” de Fernando Infante do Carmo, de 2003.
Tem obras presentes em várias Câmaras Municipais do país e em várias colecções particulares em Portugal, França, Estados Unidos, Suíça e Japão. Foi oradora na palestra “Ondas Sobre Tela”, com o tema “A importância do mar na pintura portuguesa e internacional” no Hotel Ritz, em Lisboa (Março 2005).
Das 34 exposições em que já participou quer colectivas quer individuais, destacam-se:
– As várias mostras de trabalhos colectivas, aquando dos seus estudos na “Académie Artistique Maximilien de Meuron“ em Neuchâtel, Museu Gorjão, Bombarral, 1998
– Galeria “ Peppers “, Caldas da Rainha, 2000
– Galeria “Capitel”, Leiria, 2001
– Galeria “L.C.R.”, São Pedro de Sintra, 2003
– Galeria do espaço “GART”, Vila Franca de Xira, 2004
– Participação na X Bienal Internacional de Artes Plásticas, Vendas Novas, 2004
– Bienal de Pintura, Vendas Novas, 2005
– Galeria Paletrum, Coimbra, 2007
– Centro Cultural Quinta da Raposa, Mafra, 2008
– Exposição comemorativa do 1º Aniversário da Vila Alda (Casa do Eléctrico do Bazão), Sintra, 2009
Isa consegue transformar os poemas de Ana Brilha em imagens que nos lançam o desafio da auto-descoberta, levando-nos pela mão ao encontro da essência das coisas e das palavras.
Sem Comentários